04 ago Programa Lixo Zero: o envolvimento das unidades escolares
Artigo de Fábio Braga
Advogado e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis
Incentivar o envolvimento das crianças na causa da preservação do meio ambiente é fundamental para a formação de uma nova humanidade, capaz de valorizar mais a natureza e se tornar cidadãos críticos, transformadores e responsáveis em relação ao meio ambiente. Para alcançar esse objetivo, as unidades escolares públicas municipais de
Florianópolis estão comprometidas com a meta do Programa Florianópolis Capital Lixo Zero, uma iniciativa que reconhece o potencial da educação no processo de desenvolvimento desses cidadãos.
Florianópolis tem buscado envolver as unidades escolares com o objetivo de atingir as metas do Programa Florianópolis Capital Lixo Zero, demonstrando que a educação ambiental faz toda a diferença no processo de formação de cidadãos críticos e responsáveis em relação ao meio ambiente.
Em 2020, por meio do projeto “Ampliação e fortalecimento das ações de compostagem no município de Florianópolis”, viabilizado pelo acordo entre a prefeitura e o Fundo Socioambiental Caixa, foram promovidas capacitações para o corpo docente das unidades escolares, com foco no adequado gerenciamento de resíduos e na valorização dos resíduos orgânicos.
Os resultados das primeiras ações foram positivos e, então, em 2022, a parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria da Educação consolidou o Programa Escola Lixo Zero. Por meio deste projeto, este ano foram implantados sistemas fechados de compostagem em caixas d’água, com capacidade individual de tratamento de 300 quilos de resíduos orgânicos por mês em 35 escolas públicas municipais.
Também estão sendo elaborados os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de cada uma das 124 unidades escolares, envolvendo a realização de 36 oficinas para a comunidade escolar (diretores, professores e colaboradores de serviços gerais, zeladoria, cozinha, entre outros) e a produção de uma cartilha didática denominada “Escolas Lixo Zero”.
O programa será fortalecido com a aquisição de materiais e equipamentos para a implantação dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, operacionalização e assistência técnica aos sistemas de compostagem, hortas e pomares nas unidades, além do desenvolvimento e implementação de mecanismos de monitoramento das ações executadas.
As ações que permeiam o Programa estão pautadas na hierarquização dos resíduos (não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos).
São ações como essas que fazem a diferença na vida dos moradores de nossa cidade. Precisamos cuidar de Floripa, pensar no futuro e nas próximas gerações. É hora de criar políticas públicas e agir de forma significativa para fazer a diferença. Cuidar do meio ambiente é um compromisso de todos nós.
(ND, 04/08/2023)