03 ago Encontro Brasileiro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia terá aulas-show com chefs das quatro cidades que possuem a chancela
O Encontro Brasileiro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, será realizado no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, entre os dias 3 e 5 de agosto. Durante a Feira Criativa, que encerra o evento no sábado, cinco chefs, representando as cidades que possuem a chancela da Unesco, irão ministrar aulas-show em que irão cozinhar e ensinar os participantes a preparar receitas inspiradas em pratos típicos das suas regiões.
Após as aulas, os participantes ainda poderão realizar a degustação dos pratos preparados. Conheça os chefs que representarão Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ) no I Encontro Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia.
Programação: (05/08)
11h30 – Aula-show com a chef Maria Garcia (SC)
Receita: Acarajé com caruru de alga Kappaphycus alvarezii
Maria do Nascimento Garcia cresceu no interior do Acre, onde cozinhava para parentes e trabalhadores que prestavam serviços para seu pai, em época de colheita. Em 2001, decidiu se mudar para Florianópolis para trabalhar como babá, mas logo descobriu a sua vocação e paixão pela gastronomia, matriculando-se na faculdade. Atualmente, é chef executiva do restaurante Jardín del Mar, em Florianópolis, e professora das disciplinas de cozinha oriental e preparo prévio dos alimentos, técnicas culinárias, cozinha brasileira e cozinha mediterrânea na Faculdade Senac SC e Centro Universitário Estácio.
13h40 – Aula-show com a chef Janete Borges (SC)
Receita: Tainha grelhada com pirão d’água, caldinho de feijão e saladinha de limão cravo
Janete Borges é uma renomada chef de cozinha brasileira, que nasceu em São José dos Campos (SP) e formou-se em gastronomia pela escola de cozinheiros do Senac, em São Paulo. Em 2006, destacou-se ao integrar a equipe do aclamado restaurante DOM, do chef Alex Atala, o que enriqueceu sua expertise na alta gastronomia. Foi indicada para Melhor Chefe do Ano em 2007 pela revista Veja Santa Catarina. Sua trajetória e talento renderam reconhecimento nacional, incluindo participação no reality show “Mestre do Sabor”.
14h40 – Aula-show com o chef Dave França (RJ)
Receita: Robalo Flambado com cachaça, manteiga de ervas, purê de banana da terra e jussara provençal
Dave nasceu e cresceu em Paraty, onde teve uma infância influenciada pela forte presença materna e dos avós. Desde cedo, sua família preparava os tradicionais pratos caiçaras, como a paçoca de banana e o peixe com pirão e arroz de siri, todos feitos com ingredientes colhidos e pescados pelos avós. Ele decidiu se aventurar na cidade de Laval, Quebec, no Canadá, onde teve a oportunidade de viver e explorar experiências gastronômicas ao lado do chef Jean Traynor. Ao retornar ao Brasil, conheceu a chef Ana Bueno e iniciou uma parceria com o programa Escola de Comer, projeto cujo objetivo é fornecer merendas de qualidade para as escolas públicas de Paraty, além de utilizar a gastronomia como uma ferramenta de ensino.
15h40 – Aula-show com o chef Edson Puiati (MG)
Receita: Bombom de Fígado com Jiló
Edson Puiati é um profissional multifacetado, atuando como educador, professor universitário, consultor de empresas e eventos gastronômicos, pesquisador e cozinheiro. Atualmente, desempenha o cargo de Diretor de Hospitalidade e Gastronomia no Senac em Minas, além de ser o Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira (FGM). Um dos seus projetos é o Executive Coaching Gourmet, que oferece serviços para o desenvolvimento de pessoas em empresas. Além disso, ele participa ativamente de eventos gastronômicos regionais, nacionais e internacionais. Edson Puiati também é membro do Instituto Eduardo Frieiro e o idealizador do projeto de lei que estabeleceu o “Dia da Gastronomia Mineira” (Lei Estadual nº 20.577, de 21/12/2012), em homenagem ao escritor Eduardo Frieiro.
16h40 – Aula-show com o chef Wagner Vieira (PA)
Receita: Maniçoba com Frutos do Mar
Wagner Vieira é um renomado chef de cozinha e co-fundador do Toró Gastronomia Sustentável em Belém. Com formação em biologia e gastronomia, ele explora ingredientes regionais e promove práticas ecológicas, valorizando a biodiversidade cultural e local da Amazônia. Ao longo de sua carreira, Wagner recebeu prêmios e reconhecimentos, incluindo o Edital FUMBEL nº 003/2020/Lei Aldir Blanc e indicações no Projeto Passaporte Belém nas categorias de Melhor Comida Regional e Melhor Chef. O Toró Gastronomia Sustentável fortalece a cultura alimentar local e valoriza a comida regional da Amazônia Paraense Geodiversa. Internacionalmente, o empreendimento é reconhecido por sua participação no projeto ESG “Terra Indígena Sororó”, recebendo o título de “United Earth Amazônia Award” por seu compromisso com a sustentabilidade.
Sobre o 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia
O I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia é promovido pelo Sistema Comércio de Santa Catarina — Sesc — Senac, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Associação FloripAmanhã, Fecomércio-MG, Fecomércio-RJ e Fecomércio-PA, além de outras entidades parceiras.
O evento será realizado entre os dias 3 e 5 de agosto, no Sesc Cacupé, e irá reunir profissionais do setor, do trade turístico, consumidores, estudantes, instituições de ensino, empresários, produtores da região e cozinheiros.
A programação do evento será dividida em dois momentos. O primeiro deles terá um caráter técnico, com reuniões e visitas técnicas que irão permitir a troca de experiência entre as cidades chanceladas, além de ser uma oportunidade de Florianópolis mostrar as suas riquezas gastronômicas e culturais para pessoas do país todo.
No segundo momento, será realizada a Feira Criativa, em que o público geral também poderá participar. Para a Feira, serão realizadas aulas show, com chefs de cada uma das cidades chanceladas, atrações culturais, shows e participação de restaurantes locais.
(Fecomércio, 28/07/2023)