18 dez Retrospectiva 2009: água e saneamento
Além do Floripa 2030 (foco do outro texto da Retrospectiva 2009), o ano de 2009 também foi marcado também por diversas atividades realizadas pela FloripAmanhã com a colaboração de seus parceiros. Em maio, a Associação participou das câmaras temáticas da organização do WTTC, o evento mundial de turismo realizado na Capital. A associação atuou em três das quatro câmaras, cujo objetivo foi trabalhar a imagem de Florianópolis para a divulgação no evento.
Em Assembleia Geral no dia 2 de abril, Zena Becker, então vice, assumiu a presidência, com Otávio Ferrari assumindo a vice-presidência. Antonio de Pádua Barbosa Pinto, diretor administrativo, asumiu a coordenação da Câmara de Turismo, sendo que a diretoria ganhou o reforço de Alair Odete Ribeiro (diretora administrativa adjunta), José Carlos Furtado Schultz (diretor financeiro adjunto) e Lígia Pinto da Luz (diretora jurídica adjunta).
A câmara de turismo trabalhou pelo selo Bandeira Azul na Capital, do qual Jurerê Internacional foi a única homologada entre as três praias de Florianópolis – e também a única no Brasil. Santinho e Mole tiveram a certificação protelada para 2010 devido a problemas com a regularização dos bares na orla. Para o ano que vem, a Associação volta a atuar forte para a praia do Santinho, praia na qual é a agente promotora do programa Bandeira Azul.
Em junho, a associação reuniu alguns dos maiores nomes da cultura catarinense durante encontro no hotel Maria do Mar, no qual a pauta foi a valorização de nossa cultura e resgate de nossos valores.
A qualidade da água e o saneamento foram assuntos trabalhados pela equipe no segundo semestre. A Associação cobrou da prefeitura respostas sobre o saneamento básico na Ilha, principalmente nas praias, visando o verão. Em dezembro, lançou a pesquisa “Uso e conservação da água na visão da população de Florianópolis“, uma iniciativa da FloripAmanhã em parceria com a ABES-SC (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) com realização da Lupi & Associados. Foram ouvidos 400 moradores da capital com mais de 16 anos. O perfil dos entrevistados (sexo, grau de instrução, idade etc) foi selecionado baseado em dados do IBGE/2007, permitindo uma análise com critérios científicos.
O objetivo foi apontar hábitos de consumo em relação a água e esgoto e a preocupação com outros assuntos relacionados ao futuro, como meio ambiente. Chamou atenção na pesquisa a percepção da população sobre a água fornecida pela rede pública (67% não consome para beber), a grande ocorrência de hábitos que geram desperdício e o desconhecimento quanto a origem e as condições dos mananciais que abastecem a cidade.
O ano de 2009 foi de consolidação da Associação como agente parceira, com atuação em rede para desenvolvimento de projetos e ações em prol do presente e futuro de Florianópolis. Cada vez mais a FloripAmanhã se firma como uma entidade que trabalha sério para construir um futuro melhor para Florianópolis e região, com respeito e credibilidade na sociedade. Convidamos você a nos ajudar a construir a Florianópolis que queremos. Feliz natal e próspero ano novo!
Outras questões importantes trabalhadas e 2009:
FloripAmanhã integra Grupo Aberto Pró-Comitê das Bacias Hidrográficas da Ilha de SC
FloripAmanhã participa do evento Câmara Cidadã
FloripAmanhã apoia telecentros em CDIs
FloripAmanhã participa do projeto Mosaicos de Conservação do Norte da Ilha