Casa em área de preservação é demolida em Florianópolis

Casa em área de preservação é demolida em Florianópolis

Residência foi construída em área de mangue e próxima de curso d’água na Vargem Pequena

A Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) começou a demolir, por volta das 8h30min desta quinta-feira, um imóvel construído irregularmente sobre uma área de preservação na comunidade de Vargem Pequena, no Norte da Ilha de Santa Catarina.

Guardas municipais e seis operários da empresa contratada pela prefeitura para a demolição de obras irregulares na cidade estão no local. De acordo com o chefe de fiscalização da Floram, Vilmar Vieira, a casa, de aproximadamente 80 metros quadrados, foi construída numa área de mangue, de preservação permanente, e sobre um curso d’água.

A demolição só foi possível depois do despejo do inquilino que ocupava o terreno. O proprietário da área havia alugado o terreno, em que há um barracão às margens da SC-401, no acesso à comunidade.

Há cerca de seis meses, o inquilino construiu, sem autorização, uma casa nos fundos do terreno. Como também tinha problemas com não-pagamento do aluguel, o proprietário acionou a Floram e entrou com uma ação de despejo na Justiça.

A família que vivia no local teve que deixar o imóvel nos últimos dias.

Na quarta-feira, parte do barracão que existe no local foi incendiada. A construção mista ficou parcialmente destruída. O local era um tradicional ponto de venda de artesanatos.

Denúncias

Denúncias sobre obras em área de preservação podem ser encaminhadas à Floram pelo telefone (48) 3234-8483, todos os dias da semana, das 7h às 19h. Ao todo, 25 pessoas são responsáveis pela fiscalização da Floram na cidade.

(DC, 18/12/2009)