06 jul Floripa: a cidade que conecta
Artigo de Juliano Richter Pires
Secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
Florianópolis fomentará a economia criativa de maneira intensa durante todo o mês de agosto por intermédio do movimento Floripa Conecta. Com a dor de toda a economia local sentir o “desgosto” trazido por esse mês, a Prefeitura de Florianópolis, junto às instituições privadas, como Sebrae/SC, CDL, Acif e Acate, promovemos a iniciativa em 2019 com o objetivo de incentivar eventos culturais, gastronômicos, de tecnologia e inovação, gerando desenvolvimento econômico para a cidade em um período tradicionalmente de baixa.
A primeira edição contou com dez dias ininterruptos, reunindo 64 eventos. Infelizmente, com a pandemia, o movimento teve uma pausa de dois anos, retomando em 2022, repetindo o sucesso de 2019.
O Floripa Conecta tem como propósito fazer com que os potenciais da cidade caminhem juntos através do turismo, inovação, tecnologia, gastronomia, design, arte e música; base da economia criativa. Importante reforçar que estes “ativos criativos” muitas vezes não enxergados pela população geram crescimento e desenvolvimento econômico das mais variadas formas. O movimento já atraiu mais de 140 mil pessoas e fomentou R$ 45 milhões em impacto turístico, tornando-se o mais conector de eventos do Sul do Brasil. Por isso, para este ano, a preparação está intensa durante o ano todo. Serão 31 dias de eventos em todas as regiões da cidade durante todos os dias de agosto.
Celebraremos os 350 anos da nossa amada Florianópolis, brindando com o estímulo econômico, resultando em desenvolvimento para a cidade. Para isso, já contamos com mais de 120 eventos inscritos no movimento, sendo aguardadas mais de 100 mil pessoas.
O Floripa Conecta é a prova de que a parceria entre público e privado traz ganhos para toda a sociedade em seus mais variados eixos pois potencializamos as iniciativas com trabalho conjunto. Nossa cidade nunca esteve tão conectada. Precisamos aproveitar esse momento para alçar voos maiores e posicionar Florianópolis no mapa mundial como sendo a Capital Brasileira de Economia Criativa.
A iniciativa propicia que o grande potencial de Florianópolis seja apresentado em diversos formatos de eventos e, ao mesmo tempo, favorece a união de todos os players da cidade, integrando e somando para o município. Que a edição deste ano venha com muito mais conexões em franca expansão, superando nossas expectativas.
(ND, 06/07/2023)