22 jun O que é ser sustentável?
Artigo de Juliana Galliano
Especialista em ações de impacto social
Ao falar em sustentabilidade, muitas pessoas pensam diretamente em questões ambientais. No entanto, essa é apenas uma das vertentes ligadas às práticas sustentáveis. Recentemente, Florianópolis conquistou a liderança entre as capitais no Ranking Bright Cities de Cidades Sustentáveis em 2023.
A premiação apontou que a cidade é referência na atuação pelo desenvolvimento sustentável, obtendo êxito na união dos três pilares: ambiental, econômico e social. O ranking avalia 40 dos 100 indicadores da ISO 37120, distribuídos em cinco dimensões: Prosperidade, Gestão, Bem-estar, Segurança e Infraestrutura e Serviços Básicos.
Ser sustentável perpassa o “ecologicamente correto”, é ser responsável de maneira econômica e socioambiental. Ao pretender fomentar o desenvolvimento sustentável, precisamos ter em mente a integralidade dos três pilares em programas que tragam impactos efetivos para a transformação social, baseando-se nos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), que somam um apelo
global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares,
possam desfrutar de paz e de prosperidade. O plano é atingirmos um mundo melhor em 2030 sob as temáticas definidas.
Do aspecto econômico, são estudadas a produção e distribuição de renda, bem como o consumo de bens e serviços. Na questão social, analisa-se como a atividade econômica afeta as comunidades, sendo colocados em pauta a diversidade, equidade salarial, educação, violência, entre outros. Do ponto de vista ambiental, são pensadas formas de amenizar os impactos ambientais e compensar o que não é possível amenizar, bem como a adequação à legislação ambiental.
Portanto, para promover iniciativas efetivas que contribuam para a real sustentabilidade não basta apostar apenas
em um aspecto e nem em ações pontuais. Há a necessidade de estabelecer programas permanentes, seja no âmbito público ou privado, que olhem para o todo e possam trazer verdadeiras transformações sociais, mudando vidas, hábitos e quebrando paradigmas destrutivos. Este é o grande desafio da nossa sociedade. Que possamos juntos desenvolver soluções inovadoras para as problemáticas sociais, unindo os avanços tecnológicos com o desenvolvimento sustentável.
(ND, 22/06/2023)