09 jun A importância da rede de centros de inovação de Florianópolis
Artigo de Juliano Richter Pires
Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
A rede de centros de inovação de Florianópolis desempenha papel fundamental no fomento do ecossistema, sendo composta por espaços físicos projetados para receber empresas de base tecnológica, startups, instituições de pesquisa, incubadoras e aceleradoras, além de oferecer serviços e suporte especializados para empreendedores.
Os centros de inovação desenvolvem um ambiente propício para a troca de conhecimento, colaboração e experimentação, criando condições favoráveis para ideias inovadoras, transformando-as em negócios de sucesso.
Eles oferecem programas de incubação e aceleração para as startups, fornecendo recursos, capacitação e conexões com investidores estratégicos que impulsionam o crescimento das startups, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo e da economia local.
Florianópolis é conhecida por contar com importantes universidades e instituições de pesquisa. A rede proporciona uma ponte entre a academia e o empresariado, estimulando a transferência de tecnologia e conhecimento entre essas esferas. Essa interação é crucial para gerar soluções inovadoras e parcerias entre academia e indústria, promovendo empregos qualificados.
Além disso, as startups que surgem nesses centros tendem a expandir suas atividades e se tornar referências regionais e até mesmo nacionais, inserindo a região no mapa global da inovação, atraindo atenção e oportunidades de negócios.
Para manter essa lógica em pleno funcionamento, de 2018 a 2022, a Prefeitura de Florianópolis manteve um convênio com a Acate para que a entidade fizesse a gestão dos centros de inovação da cidade.
Mesmo que os resultados “falem” por si, impactamos mais de 18 mil pessoas em 5 anos, auxiliamos aproximadamente mil eventos do setor de inovação, realizamos mais de 300 horas de consultoria com empreendedores locais e recebemos milhares de empreendedores nacionais e internacionais, que têm em Florianópolis uma referência mundial na área de tecnologia.
O mais importante foi criar um ambiente e uma atmosfera propícia para o desenvolvimento econômico sustentável e saudável da “Ilha do Silício”. No final deste ciclo, podemos perceber claramente o crescimento das nossas empresas nos números do setor e a transformação da realidade de nossa cidade.
(ND, 08/06/2023)