06 jun Movimento ODS SC contribui para o planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Assistência Social, com foco nos ODS
No mês de maio, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) realizou seu Planejamento Estratégico com a participação dos servidores, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O segundo encontro, realizado no dia 11 de maio, abordou a identidade organizacional e a cadeia de valor, e contou com a presença da coordenadora do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, Adelita Adiers.
Na oportunidade, Adelita apresentou o Movimento, sua estrutura de governança e como os ODS podem ser implementados, utilizando o SDG Compass (https://materiais.pactoglobal.org.br/sdg-compass) como referência para os cinco passos de implementação dos ODS. “A participação do movimento nessa agenda com a Secretaria teve como objetivo contribuir para a construção do planejamento estratégico desta instituição essencial, que aborda várias pautas urgentes relacionadas às metas dos ODS”, avalia Adelita.
“Os ODS abrangem temas como erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, igualdade de gênero, paz, justiça, entre outros assuntos que estão diretamente ligados aos direitos humanos, habitação e segurança alimentar. A participação do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, por meio de sua coordenadora Adelita, no processo de planejamento, reforçou a importância de alinharmos nossas ações à Agenda 2030 e aos ODS“, explica Renata Roseli Sagas da Silva, Gerente de Planejamento da SAS.
Renata também destaca que as oficinas contam com a participação dos membros do Grupo Estratégico, composto por representantes de cada setor. Ao todo, estão programadas quatro oficinas, pesquisas de opinião, a elaboração de um mapa com o resumo de todas as informações e uma apresentação final para todos os servidores da SAS. “Nesse processo, todos contribuem de forma direta ou indireta em todas as fases do planejamento estratégico”.
(ODS/SC, 05/06/2023)