05 jun Saúde de Florianópolis passa a atender por telemedicina
Foi lançado nesse domingo (4) em Florianópolis uma nova etapa do programa da prefeitura chamado Alô Saúde Floripa. A novidade é que além do atendimento presencial pela equipe de profissionais de enfermagem e marcações de consultas, os usuários do sistema passam a contar com atendimento médico por teleconsulta a partir desta segunda-feira (5). Conforme o comando da Secretaria de Saúde de Florianópolis, a ideia é que além das orientações de autocuidado e dos direcionamentos para emergência, boa parte dos atendimentos médicos na cidade passem a ser feitos de maneira virtual, por vídeo.
A nova prática está sendo implementada com objetivo de ampliar a oferta de serviço na cidade, ajudando a manter o atendimento à população, inclusive em situações como a atual, em que os servidores do município estão em greve, sem com isso substituir as consultas presenciais quando necessário. A projeção do comando da pasta é que a prestação de atendimento por meio da tecnologia, possa repercutir em mais conforto e rapidez, evitando deslocamentos e melhorando o acesso nos Centros de Saúde, com diminuição de filas e tempo de espera.
No anuncio de lançamento do novo serviço, o prefeito de Florianópolis Topázio Neto explicou: “O atendimento no Alô Saúde estará acessível a qualquer cidadão da Capital, 24 horas por dia. Por meio da nova modalidade, o paciente poderá ser consultado pelo médico, receber os documentos referentes as consultas, como atestados e receitas quando indicados”.
Confira como ser atendido:
O acesso ao atendimento segue ocorrendo no já conhecido telefone 0800 333 3233. A consulta é restrita a moradores de Florianópolis, cadastrados no SUS. Caso o paciente não tenha esse cadastro, o mesmo poderá ser feito no mesmo atendimento.
Após passar por uma triagem, o paciente que necessitar de consulta que não possa ser realizada na hora receberá um link, por e-mail ou WhatsApp, para acessar, por celular ou computador, na hora marcada de sua consulta.
O serviço de teleconsulta médica em Florianópolis, começa nesta segunda-feira (5). A implantação na capital catarinense segue modelo já utilizado por alguns dos principais planos de saúde no Brasil e sistemas de saúde do Reino Unido e Portugal.
(Guararema, 05/06/2023)