Macroalga já é empreendimento do futuro em SC

Macroalga já é empreendimento do futuro em SC

Como se fosse uma caixinha de surpresas, Santa Catarina surpreende mais uma vez com novos empreendimentos ligados à maricultura, da mesma forma como aconteceu com a ostreicultura no início dos anos 1990. Assim, depois de se firmar como o maior produtor de ostras e mexilhões do país – atividade iniciada na década de 1990 – agora o estado começa a se destacar pela implantação de cultivos da macroalga Kappaphycus alvarezii, possuidora de forte apelo comercial em vários setores.

Morador do bucólico balneário do Ribeirão da Ilha, no sudoeste da Ilha de Santa Catarina, local de águas calmas, lindas paisagens naturais e construções típicas açorianas, o policial aposentado Ademir foi um dos precursores da produção de ostras e mariscos por quase 30 anos. Porém, para a surpresa de muitos, resolveu, mesmo após os 60 anos, dar uma guinada nos negócios, apostando em uma novidade: o cultivo da macroalga.

Tomou conhecimento da atividade por meio da Epagri, vinculada ao governo do estado. E foi um dos primeiros a acreditar que as macroalgas dariam certo, que tinham futuro e parece ter acertado no palpite. Hoje, está entre os maiores empresários do setor em Santa Catarina. Começou com um hectare e já dobrou a área plantada, tornando-se um dos únicos a já ter pulado para a fase de beneficiamento do produto.

(Confira a matéria completa em Portal MakingOf, 01/06/2023)

Tags: