Entidade empresarial quer entrar na ação sobre nova ponte de Florianópolis

Entidade empresarial quer entrar na ação sobre nova ponte de Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 03/05/2023)

A Justiça liberou o início da obra da nova ponte da Lagoa da Conceição, mas a ação segue tramitando. E agora a Acif (Associação Empresarial de Florianópolis) pediu para entrar no processo como amicus curiae – terceiro interessado na causa – com o objetivo de fornecer subsídios ao julgamento da causa.

“A Acif tem estudos ambientais desenvolvidos há décadas e canalizado diferentes demandas da comunidade e do setor econômico relacionadas ao assunto. Com isso, a associação acredita estar em condições adequadas para contribuir e auxiliar na compreensão da complexidade dos fatos apresentados na ação civil pública”, diz o presidente da entidade, Rodrigo Rossoni.

A associação empresarial entende que a obra tem uma importância relevante para a região, em termos econômicos, sociais e ambientais, e que será positiva para cerca de 10 mil empresas localizadas na Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa e São João do Rio Vermelho.

Segundo o advogado Pedro Niebuhr, “demandas como essa, que possuem um forte componente ambiental, não deveriam ser decididas com base em uma única narrativa ou perspectiva”.

“A Acif pretende que o juízo leve em consideração essas diferentes perspectivas em suas decisões, e pretende fazer o mesmo em outras ações judiciais sobre intervenções estratégicas para a cidade”, explicou Niebuhr.