02 maio Abertura da temporada da tainha em Florianópolis celebra a cultura açoriana em cerimônia
A tradicional cerimônia de abertura da temporada de pesca da tainha em Florianópolis iniciou logo pela manhã, com os primeiros raios de um lindo amanhecer ensolarado. Com um farto banquete para dar início às celebrações, às 8h, a praia do Campeche contou com uma programação nesta segunda-feira (1°) que durou todo o dia. O evento foi promovido pelo IGMI (Instituto Getúlio Manoel Inácio) já conta com 16 edições.
“Esse momento é bastante especial porque na verdade estamos dando continuidade a um trabalho que começou 16 anos atrás pelo meu pai, de uma maneira muito tímida, com uma pequena celebração. E com o passar do tempo, isso foi se tornando cada vez mais uma referência para a cidade e hoje é um grande evento que marca a abertura da safra da tainha”, explica Carla Inácio, coordenadora do Instituto e filha do saudoso Getúlio Manoel Inácio.
Getúlio era um dos principais representantes da pesca artesanal de Santa Catarina. Engajado, brigou muito pela valorização da cultura local e pela sua comunidade. Foi o fundador da Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche e mentor da Missa Campal, realizada todos os anos, desde 2004, na abertura da safra da tainha.
(Confira a matéria completa em ND, 01/05/2023)