14 abr Despejo de esgoto em APP é flagrado após denúncia
Após uma denúncia por despejo de esgoto em Área de Preservação Permanente (APP) e possível criação de focos de dengue, o proprietário de uma residência na Lagoa da Conceição foi notificado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da ações da Blitz Sanear e da Visa (Vigilância Sanitária).
A vistoria ocorreu na rua Ruth Bastos de Oliveira, enquanto a Blitz Sanear e a Visa prestavam apoio à Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) numa nova rodada de inspeções pelo bairro, coordenada pelas equipes do Trato Pela Lagoa. O robô Bizu, aparelho eletrônico que adentra galerias e tubulações submersas por controle remoto e óculos de realidade virtual, foi usado sob demanda das equipes da prefeitura em mais uma parceria do Grupo Sanear.
O teste do corante aplicado nas tubulações da edificação constatou que o encanamento da pia da cozinha do local possui ligação com o solo. A fiscalização determinou 10 dias para o cumprimento de correções na estrutura sanitária.
No mesmo endereço, um terreno com três residências também passou por verificação. Foi analisada a situação do encanamento entre a caixa de inspeção e o poço de visitas com a rede pluvial, a fim de observar se havia deságue de fluidos em rios. O teste de corante e uma câmera endoscópica confirmaram a situação regular do local.
Na servidão das Palmeiras Nativas, uma denúncia de descarte de esgoto na rede pluvial levou o robô à uma nova vistoria interna. Sob demanda das equipes técnicas, ele foi utilizado para a realização de uma fiscalização em toda a extensão da rede que passa pela rua. Após a checagem pelas imagens transmitidas em tempo real, foi descartada a suspeita de contribuição de esgoto na tubulação.
Toda a ação foi coordenada pelas equipes da Casan, responsável pelo Trato Pela Lagoa, com apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Blitz Sanear e Visa.
(Imagem da Ilha, 13/04/2023)