03 dez Turistas argentinos são prioridade para promoção internacional do País
aA Argentina é o país que mais visita o Brasil. Em 2008, foi responsável por mais de 18% do fluxo total de visitantes internacionais. Foram mais de um milhão de turistas argentinos circulando por nossos destinos, 30% a mais que em 2003. Por estas características, este mercado é considerado de altíssima prioridade para o trabalho de promoção do Brasil no exterior, de acordo com recomendações do Plano Aquarela, que norteia as ações do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Atualmente, Brasil e Argentina dispõem de 170 voos semanais, o que gera uma oferta de 22.775 assentos.
Ofensiva em 2010 – Duas das maiores belezas arquitetônicas da Capital Federal, a Catedral e o Congresso Nacional, serão estampadas em feiras internacionais de turismo que acontecem em 2009 e 2010. “Nossa ideia é que já no início de 2010 comecemos uma campanha ofensiva de divulgação do Brasil com ações publicitárias em ônibus e metrôs, focando o consumidor final. Queremos que o Brasil fique na mente do argentino. Vamos nos focar não apenas em Buenos Aires, mas em cidades como Rosário, Córdoba, Mendonza entre outras” disse o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo na América do Sul, João Carlos Vasconcelos. “Além de Sol e Praia, os argentinos têm grande interesse pela cultura e história do Brasil e todos os estados têm capacidade para promover produtos de qualidade e conquistar ainda mais este mercado”, afirmou.
Parceria Embraer e Austral – Em maio de 2009, a Embraer (Instituto Brasileiro de Turismo) fechou contrato com a Austral Líneas Aéreas, da Argentina, para a venda de 20 jatos EMBRAER 190.
Os aviões serão do modelo AR (Advanced Range), de maior alcance, permitindo voos de até 4.400 km (2.400 milhas náuticas) e serão configurados com 96 assentos, dispostos em duas classes. Ainda apresenta sistema de entretenimento de bordo com monitores individuais.
A Austral pretende usar os jatos para intensificar frequências em rotas domésticas, permitindo à empresa voar sem escalas dentro do território argentino, assim como em destinos internacionais na América do Sul.
O início das entregas está previsto para o primeiro semestre de 2010.
Perfil do turista argentino
* Sol e praia é a motivação da viagem de 83,6% dos visitantes argentinos
* 86,6% já visitaram o Brasil outras vezes e 13,4% estão no país pela primeira vez
* 74,2% viajam a lazer e 17,7% estão em negócios, eventos ou convenções
* 58,8% ficam em hotéis, flats ou pousadas;
* 42,5% viajam com a família e 20,7% estão sozinhos
* O gasto médio diário dos que viajam a lazer é de US$ 46,60 contra US$ 117,10 dos que estão a negócios, eventos ou convenções
* 28,7% têm entre 41 e 50 anos
* 57,1% ficam plenamente satisfeitos com a viagem
* Os destinos prediletos dos que viajam a lazer são, pela ordem, Florianópolis, Balneário Camboriú, cidade do Rio de Janeiro, Búzios e Bombinhas, em Santa Catarina
* A permanência média do turista de lazer é de 11,3 dias, e o de negócios, eventos e convenções, 5,1
* 98,7% têm intenção de voltar ao Brasil
(Floripa News, 03/12/2009)