Beira-Mar Norte em Florianópolis tem águas misteriosas; entenda

Beira-Mar Norte em Florianópolis tem águas misteriosas; entenda

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 07/03/2023)

As águas da baía norte, em Florianópolis, são misteriosas. Não se sabe exatamente qual é a característica do lodo existente após décadas de sedimentação de materiais no fundo do mar na região. E conhecer esse material é fundamental antes de se pensar em fazer mais aterro na avenida Beira-Mar Norte ou um trabalho mecânico de dragagem.

A opinião é do professor e pesquisador Paulo Horta, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele participou do Conversas Cruzadas , da CBN Floripa, desta terça-feira (7), que discutiu os quatro anos de operações da Unidade de Recuperação Ambiental (URA) da avenida Beira-Mar Norte. No último relatório de balneabilidade do IMA, os três pontos de testagem apresentaram condição imprópria para banho.

— A situação desse sedimento é pouco conhecida. É preciso muita precaução para tratar desse tema. É um lodo com metais pesados contaminantes. É preciso um estudo detalhado para se conhecer o que tem nesse material. Não podemos admitir que uma mudança ali traga ameaças à pesca e à saúde — afirmou o pesquisador.

Ouça o programa: