03 mar Florianópolis tem campanha por ciclovias seguras
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 02/03/2023)
O Gipedu (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano), coordenado pelo professor Francisco Antonio Ferreira, lançou abaixo-assinados (podem ser acessados pelo QR abaixo) pedindo a implantação de ciclovias nas ruas Lauro Linhares, João Pio Duarte Silva, Antônio Edu Vieira e Capitão Romualdo de Barros, no entorno do campus da UFSC.
A iniciativa faz parte da campanha Por Ciclovias Seguras e em Rede, que também pretende propor mudanças no texto de revisão do Plano Diretor de Florianópolis que está em tramitação na Câmara.
Entre as sugestões em análise estão a adoção do “conceito de rede, conectando os bairros às áreas centrais de forma segura” e do princípio da intermodalidade, para que “a bicicleta possa aumentar muito o raio de captação do transporte”.
Além disso, o grupo deve propor a doção de um sistema hierárquico de vias cicláveis: via principal (ciclovias segregadas, com clara separação física, via secundária (ciclofaixas) e via local ( compartilhamento e coexistência segura da bicicleta com o tráfego no interior dos bairros).
A entrega formal do documento será feita no dia 24 de abril, data prevista para segunda votação em plenário, depois do bicicletaço entre a universidade e a sede do Legislativo.