02 mar Câmara de Vereadores e Guia Manezinho farão caminhadas culturais gratuitas para celebrar os 350 anos de Florianópolis
Como parte da programação dos 350 anos de Florianópolis, a Câmara de Vereadores de Florianópolis, em parceria com o Guia Manezinho, fará caminhadas culturais gratuitas e abertas para a comunidade. Serão quatro roteiros no mês de março, todos com duração aproximada de 1h30 em caminhadas que não ultrapassam 1,5km. Elas são recomendadas para todas as idades, inclusive para crianças.
O objetivo segundo o presidente do Legislativo, João Cobalchini é difundir e incentivar o conhecimento da história do patrimônio histórico cultural de Florianópolis de forma lúdica para idosos, adultos, jovens, adolescentes e crianças da nossa cidade.
“ Estou feliz em poder proporcionar junto com o Guia Manezinho esse roteiro cultural em homenagem aos 350 anos da nossa sempre bela Floripa. Dando oportunidade de um momento de lazer e ao mesmo tempo de conhecimento da nossa história. Cada canto da nossa cidade é um celeiro cultural e precisamos fomentar a cultura local e regional, abrindo espaço para que chegue a todos,” ressaltou Cobalchini.
O roteiro de estreia será no Centro Histórico. As demais serão nas freguesias (paróquias ou bairros) mais antigas, que existem desde a vinda dos colonos açorianos: Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha e Lagoa da Conceição.
Em suas narrativas, o Guia Manezinho (@guiamanezinho) valoriza a colonização açoriana e também ressalta a presença do povo Negro. Os povos ancestrais (indígenas carijó e sambaquieiros) também fazem parte do roteiro.
A praia do Rodrigo Stüpp, o Guia Manezinho, é contar as histórias de Floripa de um jeito único. Com seu trabalho de narrar os fatos e lendas da cidade em caminhadas pelas ruas, ele conquistou o Prêmio Nacional de Turismo, entregue pelo Ministério do Turismo. Rodrigo é até hoje o único manezinho a conquistar o prêmio na sua categoria – Microempreendedor do ano.
O Guia Manezinho é jornalista e Guia de Turismo por formação. Ele se especializou em Interpretação de Patrimônio. Por isso, conta as histórias de um jeito mais fluído, utilizando fotos históricas, sons e objetos durante seu roteiro. Após sete anos de trabalho, milhares de pessoas impactadas por seus vídeos e minidocs e quase 15 mil pessoas nos walking tours, ele também recebeu da Câmara de Vereadores a Medalha Manezinho da Ilha – Aldírio Simões, entregue aos que valorizam o jeito de ser mané.
As inscrição podem ser feitas através no site da Câmara: https://www.cmf.sc.gov.br/
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Dia 11/03 (Sábado) CENTRO
10h30min – 12h30min: Tour do Centro Histórico: de Meiembipe a Florianópolis.
Da fundação da cidade por Dias Velho até os dias atuais.
Ponto de Encontro: Escadaria da Catedral
Dia 12/03 (Domingo) LAGOA DA CONCEIÇÃO
10h -11h30min Tour Lagoa, a Freguesia Cosmopolita no coração da Ilha
A fundação da Freguesia, os detalhes da da Igreja, os tempos bucólicos e a descoberta para o turismo.
Ponto de Encontro: Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Dia 18/03 (Sábado) – SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
17h -18h30min Tour Santo Antônio, a reinvenção de uma das áreas mais valorizadas de Desterro
A ocupação do território antes dos açorianos, a distribuição dos espaços geográficos e a gastronomia como identidade.
Ponto de Encontro: Praça Roldão da Rocha Pires (em frente ao monumento com azulejos)
Dia 19/03 (Domingo) – RIBEIRÃO DA ILHA
10h30min – Tour no Ribeirão, de Nossa Senhora da Lapa ao cultivo das Ostras
A preservação da Freguesia, a banda mais antiga da cidade ativa até hoje e a arquitetura como testemunhas.
Ponto de Encontro: Em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa.
(DeOlhoNaIlha, 01/03/2023)