01 mar Projeto Integrar abre inscrições do curso pré-universitário gratuito em Florianópolis
O Projeto de Educação Comunitária Integrar está com inscrições abertas até o dia 9 de março para o curso pré-universitário gratuito em Florianópolis. Pessoas que tiverem interesse em participar devem preencher o formulário que está disponível online (clique aqui). As entrevistas que fazem parte do processo de seleção ocorrerão entre os dias 13 e 22 de março. No dia 24, será divulgado o resultado da primeira chamada de turmas. As aulas iniciam em 27 de março.
O curso é gratuito, focado em pessoas em situação de vulnerabilidade política e socioeconômica que moram na região, e as aulas ocorrem sempre à noite, de segunda à quinta, respeitando os horários de trabalho de estudantes com interesse em participar.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o projeto pelo e-mail comunitariointegrar@gmail.com ou pelo Whatsapp (48) 99155-9495.
Chamada aberta para educadores e educadoras populares
O Projeto Integrar é uma iniciativa totalmente voluntária de professores, professoras, amigos e amigas reunidos no propósito de oferecer a estudantes de baixa renda da Grande Florianópolis uma preparação engajada, consciente e cidadã para os concursos vestibulares e Enem. O Integrar é uma iniciativa comprometida com os princípios da educação comunitária. O quadro docente é formado por pessoas que oferecem aulas voluntariamente. Quem tiver interesse em se voluntariar deve preencher este formulário.
Saiba mais sobre o Integrar
O Projeto de Educação Comunitária Integrar é uma associação de educadores e educadoras voluntários que iniciou suas atividades no dia 1º de agosto de 2011. A organização oferece curso pré-vestibular gratuito para a classe trabalhadora, pessoas de baixa renda, mulheres e homens negros, população periférica, em situação de rua e/ou abrigo, mulheres e homens transexuais, travestis e demais pessoas LGBTQIAP+, mães, pais e cuidadoras/es solo, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Educação Escolar Quilombola com apoio do Movimento Negro Unificado (MNU), imigrantes e refugiados.
Tem também outro braço que é a Gestão Estudantil Universitária Integrar (Gestus), que foca na permanência estudantil. De um lado, o projeto ajuda pessoas a acessarem a universidade e, de outro, as auxilia a levarem os cursos até o fim. E isso é feito de diferentes formas, desde auxílio com cestas básicas até apoio pedagógico. Há ainda a formação de estudantes e equipe educadora, e retorno social às comunidades, visando a transformação dos territórios onde o projeto atua.
O Integrar se mantém por meio de doações. Qualquer pessoa ou empresa pode colaborar com qualquer quantia por meio da chave PIX 16871023000101. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail comunitariointegrar@gmail.com.
(DeOlhoNaIlha, 28/02/2022)