Casa é demolida em área de preservação na Lagoa do Peri

Casa é demolida em área de preservação na Lagoa do Peri

Parte de uma casa foi demolida ontem em uma área de preservação permanente no Parque da Lagoa do Peri, no Sul da Ilha de Santa Catarina. A ação faz parte de uma força tarefa da prefeitura de Florianópolis para conter as ocupações irregulares.

A demolição foi feita sob protesto dos moradores por uma equipe da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), com a presença de um oficial de Justiça e da Guarda Municipal.

A casa fica às margens da SC-405 e foi construída há 40 anos, antes da delimitação do parque municipal. Na época, era toda de madeira, mas há nove anos passou por uma reforma sem a autorização da Floram.

A dona da casa havia solicitado uma autorização para a reforma do telhado. O imóvel, porém, também foi ampliado em 33 metros quadrados, medida proibida na cidade quando envolve espaço de preservação permanente.

A construção foi embargada, e os donos acionados judicialmente. O filho da proprietária, Gunnar Gerlach, diz que sabia que a demolição poderia ocorrer.

Segundo o gerente operacional da Floram, Marcelo Ferreira, a proprietária cometeu irregularidades. Ela teria ignorado o embargo e executado a obra.

(Floripa News, 26/11/2009)