TCE/SC é parceiro em projeto de revitalização da Praça Tancredo Neves, em Florianópolis

TCE/SC é parceiro em projeto de revitalização da Praça Tancredo Neves, em Florianópolis

“Entregar para a Capital catarinense um equipamento público multiuso que trará para a região uma efervescência cultural, um espaço de convivência e um fomento ao turismo”. Esses foram os benefícios salientados pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, ao assinar, nesta terça-feira (31/1), juntamente com representantes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e Prefeitura, o protocolo de intenções para a revitalização da Praça Tancredo Neves, no Centro de Florianópolis.

O ato, realizado no auditório Teori Zavascki, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, contou com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello; do presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa; e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

“Parceria. Esta é a palavra do dia”, defendeu Blasi, ao enaltecer a união dos órgãos e poderes em busca de um objetivo comum – a revitalização da praça. “É um merecido presente para nossa Capital que nos hospeda há tantos anos”, finalizou.

O governador Jorginho Mello reforçou a importância desta parceria ao afirmar que o dinheiro público que o Tribunal de Contas, o Tribunal de Justiça e a Alesc irão aportar no projeto volta para o cidadão por meio de “um equipamento que será um cartão de visita para nossa Florianópolis.”

O presidente Adircélio reforçou que a iniciativa “vem ao encontro de um modelo de controle que nós defendemos no TCE/SC: um modelo proativo, assertivo, construtivo e colaborativo”. Ele frisou ainda que a Corte de Contas lança mão do diálogo e do consenso na busca de soluções dos problemas da sociedade. “Nada mais emblemático do que esta iniciativa ser realizada em torno de um espaço público que leva o nome de Tancredo Neves, um homem público que sempre buscou o diálogo como caminho para a construção de alternativas e soluções de problemas”, ressaltou.

A obra será custeada com recursos financeiros contingenciados pelos três órgãos, totalizando R$ 45 milhões. A execução da obra ficará a cargo da prefeitura da Capital.

O projeto, realizado por meio de um concurso público nacional, prevê que o espaço terá áreas verdes, uma praça cívica, com anfiteatro e arquibancada para eventos públicos, além de aproximadamente 500 vagas de estacionamento.

O prefeito da Capital destacou que a revitalização da Praça Tancredo Neves, também conhecida como Praça dos Três Poderes, compõe um projeto mais amplo de requalificação da área central da cidade. “Estamos integrando a região onde a cidade foi fundada e queremos entregar para a população espaços públicos de qualidade”, apontou.

“Levo este ato [assinatura do protocolo de intenções] como um dos mais importantes que eu pude realizar em todos os meus mandatos”, disse Sopelsa, presidente da Alesc, que encerra hoje o seu sexto e último mandato como deputado.

Compuseram a mesa de honra, além das autoridades signatárias do protocolo de intenções, o representante do Ministério Público de Santa Catarina, subprocurador geral Luciano Trierweiller Naschenweng; o advogado Alexandre Evangelista, representando a Ordem dos Advogado do Brasil, seccional de SC; o defensor público Renan Soares de Souza; o vereador Gemada, representando a Câmara Municipal; e o presidente da Associação Floripamanhã, Jaime de Souza.

(TCE, 31/01/2023)