27 mar Oficinas de Desenho Urbano refletem sobre futuro da cidade
A Oficina de Desenho Urbano que ocorre no espaço Viva Bem Floripa, no Largo da Alfândega, em Florianópolis, está mobilizando e divertindo, de forma consciente, representantes das principais entidades da cidade envolvidas com arquitetura e planejamento urbano. Participam representantes do Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade da UFSC, IAB, ASBEA e IPUF e Escritório Marchetti e Bonetti. As atividades acontecem das 16h às 20 horas, até sexta-feira, e das 10h às 15 horas no sábado, com participação aberta ao público.
Na quarta-feira (28/03), o tema de desenhos será o descortinamento de paisagens e os potenciais estéticos do centro da cidade. O objetivo é lançar raízes para projetos inovadores, integrados e em sintonia com o Plano Diretor e o bem de Florianópolis.
O evento segue na quinta-feira com os Desafios para o Futuro de Florianópolis, onde os participantes poderão usar conteúdos do Plano Diretor Participativo para seus trabalhos. Na sexta-feira as mentes pensantes dos desenhistas urbanos da Capital terão que idealizar a Cidade Desejada, o tema deve ser refletido sobre o futuro da cidade, levando em conta os limites e possibilidades ecológicas e populacionais. Fechando a Oficina de Desenho Urbano, do espaço Viva Bem Floripa, está o Módulo dois do tema Pensando a Cidade. Nesta última etapa os participantes devem fazer desenhos com o objetivo de diagnosticar os principais problemas do centro de Florianópolis.
Nos primeiros dias da Oficina, vários trabalhos artísticos interessantes foram realizados. Na sexta-feira (23/03) — primeiro dia de atividades, com o tema “A Cidade Como Arte Pública” — os participantes refletiram sobre a estética urbana e a inserção da arte na construção de um patrimônio artístico municipal. No sábado, foi iniciado o primeiro módulo do Pensando a Cidade, onde foi promovida uma oficina aberta de desenho urbano objetivando diagnosticar os principais problemas do centro de Florianópolis. No domingo, a oficina de leitura da paisagem do centro histórico da cidade, foram usados registros fotográficos e outras derivas do coração da Capital Catarinanse. O título do trabalho foi “A Cidade Revelada” e ótimos trabalhos foram expostos no Espaço Viva Bem Floripa.
Na segunda-feira (26/03), o tema Arquitetura da Cidade fez vários desenhistas das universidades da capital pensarem sobre a qualificação dos espaços públicos adjacentes à Praça XV e Mercado Público. Lugares pitorescos do Centro da cidade. Na terça (27/03), os fragmentos e colagens, no centro de Florianópolis, deram cor aos desenhos intitulados O Corpo da Cidade. Os trabalhos continuam até o próximo sábado e todos estão convidados a acompanhar os sonhos e realizações futuras de Florianópolis pelas mentes dos projetistas da Ilha.
(Ass. FloripAmanhã, 28/03/2007)