18 jan Em 2022, Florianópolis realizou coleta e compostagem de mais de 7,5 mil toneladas de resíduos orgânicos
No ano passado, a capital catarinense realizou a coleta de 7.589 toneladas de resíduos orgânicos. Todo esse material virou compostagem para as hortas urbanas e áreas verdes do município e gerou uma economia de R$ 1.189.990,00 aos cofres públicos, já que os resíduos não foram para o aterro.
Segundo informações da Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os materiais orgânicos recolhidos são encaminhados para organizações sociais que realizam o tratamento e a compostagem.
Além da economia significativa para o Município, o desvio dos orgânicos do aterro para a realização da compostagem promove um impacto ambiental positivo. O material é reaproveitado na arborização urbana e nas mais de 150 hortas orgânicas comunitárias que estão espalhadas pela cidade.
Compostagem
A compostagem é o processo de reciclagem do lixo orgânico, que propicia um ambiente favorável à ação de bactérias e fungos que iniciam a decomposição dos resíduos. Atraídos pelo material, insetos, minhocas e embuás também operam a reciclagem. O produto final é o composto orgânico, terra escura de excelente qualidade.
Dessa forma a compostagem é vista como uma importante aliada da causa ambiental, pois, através dela, a matéria orgânica encontrada no lixo é transformada em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
(Estúdio NSC, 17/01/2023)