Sob o ponto de vista ambiental, a prioridade para a Lagoa da Conceição

Sob o ponto de vista ambiental, a prioridade para a Lagoa da Conceição

Da Coluna de Cacau Menezes (NSC total, 16/01/2023)

O futuro da Lagoa, onde o efeito turístico seria de elevada valorização, na opinião do renomado engenheiro agrônomo Glauco Olinger

Sob o ponto de vista ambiental, a prioridade para a Lagoa da Conceição, na opinião do agrônomo Glauco Olinger, é sua despoluição.

Tarefa que requer competência e destemor aos seus executantes. Em segundo lugar, a recuperação integral do riquíssimo viveiro de camarões, siris e da variada espécie de peixes , que havia a menos de 50 anos. Tal escopo exige rigoroso controle biológico da pescaria. Sobretudo na entrada e curso do canal da Barra. Em terceiro lugar, o alargamento da Praia das Rendeiras. O uso da areia, próxima da orla , resultante do assoreamento, torna a operação de baixíssimo custo, comparado aos alargamentos que vêm sendo feitos na Ilha. Além de ser ecologicamente correto ao restaurar o fundo original da Lagoa, naquele espaço.

Parte do alargamento seria destinado ao estacionamento e o restante aos esportes de areia ( vôlei, futsal , etc . O efeito turístico seria de elevada valorização.