17 jan Argentinos devem ocupar até 60% de hotéis durante temporada de verão em SC
Número de visitantes argentinos representa o dobro do registrado no ano passado; Florianópolis espera ao todo 500 mil turistas.
Os argentinos devem ocupar até 60% dos hotéis em Santa Catarina durante a temporada de verão, segundo o diretor da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis da Grande Florianópolis, Luciano Pereira.
A estimativa é que 10% dos turistas sejam de outras nacionalidades, como paraguaios e uruguaios, e os demais brasileiros. O número de visitantes argentinos representa o dobro do registrado no ano passado.
O motivo para o aumento dos turistas é o fim das restrições impostas pela pandemia, avalia Pereira, além da tradição dos hermanos de curtir as férias fora do país.
“Muitos deles têm um hábito muito forte de economizar e se programar para viajar. Então, eles ficaram com essas economias de férias guardadas e aproveitaram para tirar agora”, explica Pereira.
“A questão do dólar aqui no Brasil também favoreceu. Comparado com outros destinos internacionais, o nosso se tornou bastante atraente para eles.”
A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis diz que a Capital deve receber cerca de 500 mil turistas na temporada, entre eles 80 mil argentinos. Em 2021 e 2022, porém, afirma que “não houve coleta necessária para servir como parâmetro por causa da pandemia da Covid-19”.
Já em relação ao número de argentinos na última temporada, a liberação tardia das fronteiras e a explosão da variante Ômicron do coronavírus tornaram a viagem para Santa Catarina mais incerta.
O diretor explica que “tinha muita gente querendo viajar, mas com receio de sair em cima da hora. E ainda tivemos a Ômicron, que estourou no início da temporada, que é quando eles [os argentinos] vêm em maior quantidade”.