13 jan Trato Pelo Capivari ultrapassa 8 mil imóveis inspecionados em Ingleses
O Trato Pelo Capivari ultrapassou 8 mil imóveis inspecionados em Ingleses, balneário do Norte da Ilha. Desde sua renovação, em julho de 2021, já são mais de 6.300 inspeções, com 967 retornos – quando o responsável por uma casa, comércio ou condomínio considerado irregular agenda uma segunda vistoria para comprovar que regularizou suas ligações sanitárias.
O último balanço conclui que 1.859 imóveis (35%) fiscalizados na nova etapa seguem com ligações de esgoto com algum tipo de irregularidade. Estes imóveis recebem notificação do programa e possuem até 30 dias, dependendo da gravidade da infração, para regularizarem suas instalações.
Com relação às irregularidades sanitárias, inadequações de caixa de gordura continuam sendo o problema mais comum, com 2.635 ocorrências. Esgoto conectado à rede de drenagem pluvial, um crime ambiental, é o segundo, detectado em 375 imóveis, seguido por conexão parcial à rede de esgoto, em 234.
Ações especiais
Além das inspeções, o Trato Pelo Capivari atua com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em ações especiais de fiscalização em parceria com a Floram e a Vigilância Sanitária.
O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na rede pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre-se a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.
Só no último mês, o Trato Pelo Capivari realizou 4 operações especiais, com um total de 4 lacres – que interrompe de imediato o fluxo irregular –, e 9 autuações de infração.
O programa
O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.
A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).
(CASAN, 12/01/2023)