20 dez Greve nacional de pilotos e comissários afeta voos no aeroporto de Florianópolis
A greve nacional dos pilotos e comissários de bordo afetou voos que tinham como destino Florianópolis. A categoria iniciou a paralisação ontem, que deve se prolongar nos próximos dias entre as 6h e 8h. Até o meio-dia desta segunda-feira, pelo menos dois voos vindos de São Paulo para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz sofreram atraso em decorrência da greve nacional, segundo a Floripa Airport, que administra o terminal.
As aeronaves que saíram de São Paulo com atraso pertencem às companhias aéreas Gol e Latam. O embarque em uma das aeronaves atrasou pelo menos uma hora. A Floripa Airport orienta os passageiros a procurarem informações com as companhias aéreas.
As duas empresas aéreas informaram que houve apenas atrasos pontuais e que os clientes devem se informar sobre a situação de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto. Os aeronautas reivindicam recomposição das perdas inflacionárias, além de ganho real, tendo em vista os altos preços das passagens aéreas que têm gerado crescentes lucros para as empresas. Reivindicam também melhorias nas condições de trabalho para renovação da convenção coletiva de trabalho, como a definição dos horários de início de folgas e proibição de alterações nestas, além do cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos.
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias informou que no último final de semana foi apresentada uma proposta pelo Tribunal Superior do Trabalho que foi aceita pelas empresas aéreas, mas rejeitada pelos aeronautas.
Direitos dos passageiros
A Fundação Procon-SP informou que mesmo não sendo as causadoras dos transtornos ocasionados pela greve dos pilotos de avião, as empresas aéreas têm o dever de prestar toda a assistência para minimizar esses transtornos.
Entre os direitos dos passageiros estão: informação prévia quanto ao cancelamento do voo nos canais de atendimento disponíveis das companhias aéreas; viajar, tendo prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino; ser direcionado para outra companhia, sem custo.
O passageiro também pode receber de volta a quantia paga ou hospedar-se em hotel por conta da empresa. Se o consumidor estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a sua residência e desta para o aeroporto; ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de ocorrer algum dano material devido ao atraso como, por exemplo, perda de diárias, passeios e conexões; pleitear reparação junto ao judiciário se entender que o atraso lhe causou algum dano moral (não chegou a tempo a uma reunião de trabalho, casamento etc.).
(ND, 20/12/2022)