FloripAmanhã apresenta estudo com avanços e problemas da Capital

FloripAmanhã apresenta estudo com avanços e problemas da Capital

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, recebe hoje, às 11h, o 6º Rapi (Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis). O documento é o resultado de um extenso trabalho de coleta e análise de indicadores de sustentabilidade ambiental, urbana e fiscal, bem como um conjunto de recomendações aos entes públicos.

Confira aqui o relatório completo.

Realizado desde 2017, tem como objetivo acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desenvolvimento da cidade em questões que impactam a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos. O documento é executado pelo Grupo Executivo de Trabalho Ver a Cidade Floripa, composto pela Associação FloripAmanhã, pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e pelo Observatório Social do Brasil – Florianópolis. O objetivo principal do Rapi é auxiliar o governo e a sociedade a estabelecerem prioridades com metas claras e mensuráveis, para o desenvolvimento sustentável da cidade, e contribuir para a avaliação das políticas públicas urbanas, a partir de uma visão técnica, objetiva e metodologicamente embasada.

Neste ano, outra vez, os itens que aparecem no topo da lista do relatório como problemáticos são saneamento básico e mobilidade. Por outro lado, a segurança traz aspectos muito positivos, com homicídios, feminicídios e roubos diminuindo gradativamente nos últimos anos. E a taxa de mortalidade infantil também segue reduzindo desde o início do monitoramento, isto é, passou de 10,6% por 100.000 habitantes em 2014 para 6,1% em 2021, sendo que a faixa verde tolera até 20% de mortalidade infantil por 100.000 habitantes.

(ND, 13/12/2022)