27 out Verão em Florianópolis: fiscalização das praias é desafio da temporada
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 26/10/2022)
Depois de duas temporadas com pandemia e do recorde de público das festas de outubro, a expectativa é que o verão em Florianópolis seja o mais movimentado dos últimos anos.
Um dos principais desafios da Operação Verão Floripa 2022/2023, lançada ontem pelo prefeito Topázio Silveira (PSD), será a organização dos ambulantes credenciados – assunto que sempre rende reclamações entre banhistas e comerciantes nas praias.
A decisão de dobrar o número de vagas para os vendedores na areia dos balneários – 598 para 1.348 – gera preocupação por conta da histórica falta de capacidade e fiscalização do município. Além disso, algumas praias não comportariam mais vendedores dividindo espaço com os veranistas.
“O aumento se deu pela avaliação do movimento e demanda da última temporada, inclusive com avaliação da presença dos irregulares e a previsão de um aumento da frequência na praia nesta temporada 2022/2023”, explicou o secretário de Segurança Pública, Araújo Gomes.
Ele disse também que foram programadas ações para aumentar a capacidade de fiscalização, como reforço do efetivo, fortalecimento do convênio de gestão compartilhada com a Polícia Militar.
Além disso, Araújo Gomes citou que a tecnologia será aliada: foi criado um aplicativo para controle eletrônico do trabalho dos ambulantes, que terão um QRcode nos carrinhos e equipamentos para que o público avalie os serviços.