20 out Cinema e Banda da Lapa ao ar livre no Parque da Luz
Um Curta o Parque diferente e imperdível vem por aí: a edição dedicada ao cinema, com exibições ao ar livre, será no dia 23 de outubro (domingo), a partir das 15h, no Parque da Luz. Na sessão de cinema, uma seleção de filmes catarinenses e o clássico “O Circo” com trilha sonora executada ao vivo pela Banda da Lapa. Walking Tour, performances, oficina de animação e exposição fotográfica também fazem parte da programação.
No total serão oito curtas catarinenses, entre ficções e documentários, uma oportunidade para conhecer a produção catarinense dos anos 2000 até hoje. Dois curtas-metragens recém lançados exibidos na 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis poderão ser vistos no Parque da Luz, ao ar livre.
Em “O Monstro do Pântano do Sul” (2022), de Marko Martinz, Lola, uma menina de 11 anos, vai acampar com a turma da escola. Longe dos pais pela primeira vez, ela precisa provar para si mesma que é uma menina corajosa depois de se deparar com uma criatura que emerge do lago.
Em “Dás um banho, Zé Perri”, de Zé Dassilva, ficção ambientada em 1930 e inspirada em fatos reais, o lendário aviador e escritor Saint-Exupéry pousa em Florianópolis, no Sul do Brasil, para ajudar um humilde desenhista morador da cidade a realizar o sonho da mulher que ama: dar uma volta a bordo do seu avião.
Walking Tour, performances, oficina de animação e exposição fotográfica
Além das exibições dos filmes, o evento terá Walking Tour no entorno do parque com o Guia Manezinho, performances artísticas e a Oficina de Animação com a Lápis Lab, que irá apresentar aos participantes os princípios do desenho animado, com experimentação de animação tradicional, stop motion e digital.
No espaço da Associação dos Amigos do Parque da Luz, o público poderá conferir a exposição fotográfica “Olhares da Luz”, de Miriam Alles, com a curadoria do Coletivo de Artes Visuais do Espaço Cultural Amigos do Parque formado por Josiane Fonseca, Denilson Antonio e Marcio Fontoura.
Banda da Lapa executa trilha sonora de “O Circo” ao vivo
“O Circo” (1928) foi o último filme totalmente mudo feito por Charles Chaplin. Na comédia, Carlitos, o vagabundo, acaba indo parar em um circo enquanto fugia da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras. Entra no espetáculo, faz sucesso e é contratado pelo dono que quer explorá-lo, o que gera atritos, mas a confusão realmente começa quando Carlitos arranja tempo para se apaixonar pela acrobata, filha do proprietário.
O clássico terá trilha sonora executada ao vivo pela Banda da Lapa, que se apresenta em festas tradicionais na Ilha e em todo Estado. A centenária banda é dividida em flautas, clarinetes e saxofones; trompetes, trombones, bombardinos e tubas; instrumentos de percussão, do triângulo à bateria; guitarra, teclado e contra-baixo elétrico.
“Queríamos muito levar essa experiência de cinema ao vivo para o Parque da Luz.
Isso já está acontecendo em muitos parques pelo mundo e é incrível poder proporcionar isso para a nossa cidade”, diz Arturo Valle Junior, da Studio de Ideias.
O Curta o Parque é um projeto criado pela Associação dos Amigos do Parque da Luz juntamente com a Produtora Cultural Studio de Ideias, como forma de movimentar a única área verde do Centro de Florianópolis com arte e cultura. A primeira edição foi realizada em fevereiro de 2020 e as atividades foram retomadas em 2022. O projeto Cultural é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Florianópolis, patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e conta com apoio cultural do Hospital de Olhos de Florianópolis – HOF, do Cambirela Hotel e do Castelmar Hotel, parceiros que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade. Tem apoio da Vinil Filmes. A realização é da Associação dos Amigos do Parque da Luz e da Produtora Cultural Studio de Ideias.
Serviço
Curta o Parque
23/10, a partir das 15h
Gratuito
Filmes catarinenses
Nonna, de Maria Augusta V. Nunes (animação, 2021, 10 min)
O Sumiço da Coroa. de Marco Martins e Chico Faganello ( ficção, 2013, 14’49’’)
No fim da Trama, de Patrícia Monegatto ( ficção, 2016, 11’37’’ )
Ângelo, O Coveiro, de Renato Turnes (ficção, 2009, 20’44’’)
Quem não tem cão, de Cíntia Domit Bittar (ficção, 2015, 13 min)
O homem dublado, de Renato Turnes (ficção, 2012, 20’14’’)
O Monstro do Pântano do Sul, de Marko Martinz (ficção, 2022, 17 min)
Dás um banho, Zé Perri!, de Zé Dassilva (ficção, 2022, 21 min)
(Portal da Ilha, 19/10/2022)