20 out Parceria entre Senac SC e Epagri estuda alga para uso na gastronomia
Já pensou em ir em um restaurante e pedir um prato à base de alga? Saiba que isso pode ocorrer em breve. A Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – e o Senac SC firmaram uma parceria para pesquisar todo o potencial da alga Kappaphycus alvarezii para o uso na gastronomia. Atualmente já há estudos sobre o uso da macroalga para a área da saúde, estética e também de fertilizantes. Mas o setor de gastronomia ainda é pouco explorado. Ainda assim, o prato vencedor da etapa regional do Festival Enchefs deste ano, utilizou o insumo em uma salada morna de alga e um purê de alga com taioba. A receita, inclusive, representa a alta gastronomia.
O objetivo é incluir estes pratos no cardápio dos restaurantes, da mesma forma que foi feito com as ostras e os mexilhões a partir de 1999, quando poucos restaurantes comercializavam moluscos e hoje, estão presentes na grande maioria dos restaurantes. Além disso, pretende-se gerar demanda para esses produtores de alga, por meio do desenvolvimento de produtos de uso na indústria alimentícia.
Sobre os benefícios para a gastronomia catarinense, a analista de projetos educacionais do Senac, Nathália Bernardinetti, conta que o Senac vai explorar as possibilidades para a gastronomia. “Temos a possibilidade de gerar demanda para esses produtores, estimular a cadeia produtiva e aumentar a fonte de renda de quem já está trabalhando nas fazendas marinhas ou queira investir nessa atividade econômica. A pesquisa, ligada ao Setor de Inovação do Senac SC, vai explorar as possibilidades de uso gastronômico da alga, além da sua conservação e armazenamento após a coleta, aplicando as técnicas básicas da cozinha – quente e fria –, confeitaria e panificação e coquetelaria”, afirma.
(Confira a matéria completa em Observatório da Gastronomia, 19/10/2022)