20 out FloripAmanhã promove painel “Infraestrutura Verde Urbana, o papel da arborização na cidade”
A Associação FloripAmanhã promoveu nesta quarta-feira (19/10) mais um painel do Circuito Urbano, evento do ONU-Habitat Brasil dedicado a debater como tornar a vida nas cidades melhor para todos. Especialistas participaram de um talk show online sobre Infraestrutura Verde Urbana, o papel da arborização na cidade. Assista abaixo a gravação do evento.
O painel teve como foco sensibilizar a população sobre a importância da integração da infraestrutura verde nas políticas públicas municipais, de modo a tornar-se um componente habitual do ordenamento do seu território. Além disso, buscou ajudar na construção de uma consciência sobre a importância de se estabelecer uma conexão da cidade com os seus elementos naturais, utilizando como ferramentas a arborização viária, distribuição equilibrada de áreas verdes, controle da impermeabilização do solo e drenagem de águas pluviais.
A FloripAmanhã trouze especialistas para debater de forma propositiva a construção de um modelo prático aplicável à realidade local. Serão eles: Beatriz Kowalski (superintendente da FLORAM), Cassio Taniguchi (Consultor sênior – Gestão de Cidades) e Flávia Brun (Professora da UTFPR-DV). A mediação ficará por conta de Paulo Garbugio (mestre em biotecnologia e biociências).
Circuito Urbano do ONU-HABITAT
O Circuito Urbano é a principal iniciativa do ONU-Habitat Brasil para promover o Outubro Urbano, mês dedicado a debater como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. O período iniciou oficialmente com o Dia Mundial do Habitat (primeira segunda-feira do mês) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). O tema deste ano é “Localizando os ODS: Não deixar ninguém e nenhum lugar para trás” e os eventos foram organizados em torno de cinco linhas temáticas: Conhecer, Planejar, Participar & inovar, Financiar & implementar, Monitorar & avaliar.
Em quatro edições, o Circuito Urbano já apoiou mais de 600 eventos, levando o Brasil à liderança dos países que celebram o Outubro Urbano. Em 2021, os eventos reuniram 30 mil visualizações e cerca de 14 mil espectadores. Foram 179 eventos com 797 painelistas e 232 moderadores. Este ano serão 193 eventos em todo o país e, das 250 inscrições, a Associação FloripAmanhã teve dois eventos aprovados,
“Essa iniciativa da ONU é de extrema importância, pois tem como objetivo tornar as cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis, exatamente o que nossa associação busca. Por isso, estamos muito honrados em poder contribuir para um evento como esse, ajudando a repensar como nós planejamos, gerenciamos e vivemos nossas cidades”, destaca o presidente da FloripAmanhã, Jaime de Souza.
Confira como foi o outro painel promovido pela FloripAmanhã: Indicadores de Sustentabilidade de Florianópolis 2022, realizado em 13/10.
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.