13 out Prefeitura divulga situação dos projetos propostos pela comunidade para execução em 2022
Dentre os 58 projetos de obras e melhorias escolhidos por meio de participação popular, 23 já foram executados ou estão em fase de execução, apenas 7 tiveram saldo insuficiente ou inviabilidade técnica e os demais serão finalizados até final deste ano. Do total, 10 são de autoria da FloripAmanhã
Nesta segunda-feira, 10, a Secretaria de Infraestrutura apresentou em detalhes a situação de cada projeto, quais estão pendentes e porque alguns foram inviabilizados. O pacote decorre da Lei de Política Participativa (Lei Municipal 10.461), que permite à sociedade eleger, todos os anos, as principais demandas relacionadas a cada região da cidade, o que é feito por meio dos chamados Conselhos Regionais de Desenvolvimento. A capital catarinense possui cinco deles, um para cada região: Centro (Codecen), Norte da Ilha (Codeni), Leste da Ilha (Codeli), Sul da Ilha (Codesul) e Continente (Codecon).
A Associação FloripAmanhã integra três desses conselhos e teve 10 projetos aprovados. Desses, metade foi executado, confira quais:
- Requalificação do Terminal Cidade de Florianópolis, transformando o uso do local para outras finalidades – Demanda para o IPUF
- Revitalização e recuperação das palmeiras imperiais do projeto paisagístico de Burle Marx – Em execução
- Campanha “Lixo Zero” de conscientização para diminuição do lixo e correto destinamento de recicláveis – Executado pela SMMA
- Construção de deck urbano na rua Saldanha Marinho – Demanda para o IPUF
- Construção da Praça das Crianças (Rua José Boitex, 228, na região da antiga creche do Duduco) – Em elaboração de projeto, será executado pelo contrato de manutenção ainda em 2022.
- Revitalização da praça na Rua Marcos Cardoso Filho, no Córrego Grande – Executado
- Reforma e ampliação do posto de saúde em Jurerê Tradicional – Demanda para a Secretaria da Saúde
- Instalação de drenagem pluvial na Av. Madre Maria Vilac, em Canasvieiras, para evitar inundações especialmente em dias de forte chuva – saldo insuficiente, entretanto parte da drenagem está sendo executada através do atendimento da Mario Lacombe.
- Revitalização da praça Nicanor Eduardo da Natividade, nos Ingleses – Executada
- Arborização da Beira-Mar continental – Executado pela Floram
O Grande Encontro dos Conselhos de Desenvolvimento Regionais foi realizado nesta segunda-feira, 10, com a participação do Secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, que apresentou detalhadamente cada projeto e parabenizou o envolvimento dos conselhos. “Feliz da prefeitura que tem um grupo como este para trazer as reais necessidades da cidade e apoiar suas atividades. Mesmo que algum projeto não saia por alguma razão, fica documentado e de uma forma ou de outra será realizado”, comentou Gallina.
Segundo o representante da FloripAmanhã no Codeni (Norte da Ilha), Hamilton Peluso, a reunião foi muito produtiva e todos saíram com o sentimento de dever cumprido. “Os agentes públicos e os voluntários ali presentes eram uma coisa só, todos em prol do benefício da comunidade, que é pra isso que os conselhos existem”, destacou Peluso.
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.