13 nov Casas que estão em áreas de preservação são demolidas em Florianópolis
Fundação Municipal do Meio Ambiente faz a derrubada de imóveis construídos recentemente
Casas construídas recentemente em áreas de preservação ambiental permanente de Florianópolis começaram a ser demolidas nesta quinta-feira. Pela manhã, uma força-tarefa da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) colocou abaixo duas edificações na localidade Alto da Caieira, no Maciço do Morro da Cruz.
A operação contou com o apoio de agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Até um helicóptero foi usado. O clima era tenso entre a equipe e os donos dos imóveis.
A ação prevê a derrubada de casas que começaram a ser construídas há três meses no local. A maioria delas está desabitada porque ainda se encontra em fase inicial de construção.
Segundo o gerente de fiscalização ambiental da Floram, Marcelo Ferreira, a ação administrativa busca evitar que novas edificações sejam levantadas no local. As mais antigas não serão derrubadas.
— As demolições são feitas em respeito ao meio ambiente e para as gerações futuras — diz Ferreira.
Na manhã desta quinta, a dona de uma das casas assistiu à derrubada de sua residência, que tinha apenas os alicerces. Liziane Costa Fernandes, 25 anos, afirma que pretende entrar na Justiça para reaver o dinheiro investido na obra — em torno de R$ 5 mil. Ela garante ter recebido um aviso da prefeitura que pedia que a construção não fosse levada adiante, mas não foi informada sobre a demolição.
Segundo a secretaria de Meio Ambiente, no caso de haver moradores nas residências, uma assistente social irá visitar as famílias. Algumas delas podem ser levadas a abrigos após deixarem suas casas.
A meta da ação é que sejam destruídas sete residências no Alto da Caieira durante todo o dia.
(DC, 13/11/2009)