26 set Florianópolis vai voltar a ter bicicletas compartilhadas
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 25/09/2022)
A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis homologou o credenciamento da empresa Tembici para prestação de serviço de aluguel de bicicletas compartilhadas na cidade.
A partir da assinatura do contrato, que deve ocorrer nos próximos dias, a empresa terá 365 dias para disponibilizar 500 bikes em 50 estações no Centro, Continente, Itacorubi, Santa Mônica e a região do entorno da UFSC.
O acordo prevê também a disponibilização de um aplicativo para comunicação com os usuários do sistema, com informações sobre o número de bicicletas disponíveis, vagas para devolução e mapas.
A iniciativa é resultado de uma chamada pública lançada em maio, na tentativa de voltar a apostar no sistema de bicicletas compartilhadas – depois de algumas tentativas frustrada.
Segundo o prefeito Topázio Neto (PSD), “o novo serviço irá representar um incentivo para a mobilidade ativa em Florianópolis, podendo também ser uma alternativa amigável para o meio ambiente”.
“Essa é uma primeira etapa de um importante projeto para a inclusão de mais uma opção de mobilidade em Florianópolis, começando pelas áreas centrais”, disse o secretário Michel Mittmann.