Novo Sistema de Gestão Territorial será implantado da Capital

Novo Sistema de Gestão Territorial será implantado da Capital

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipuf) de Florianópolis lançará no próximo mês o portal GeoFloripa, uma nova plataforma de ferramentas, serviços automatizados e repositório de dados geoespaciais sobre a cidade. Com os esforços de vários setores da administração pública liderados pelo Ipuf, será possível facilitar o acesso a informações essenciais sobre a Capital para a população. Atualmente, a plataforma recebe ajustes estruturais e deve estar disponível ao fim do período de transição, que se encerra em 10 de outubro.

Dentro do GeoFloripa, o cidadão vai conseguir emitir documentos oficiais, realizar consultas automatizadas para viabilidade de instalação e construção. Além disso, será possível acessar os mapas físico-políticos de Florianópolis e GeoPortal: um mapa interativo completo com dados geoespaciais, mapas do município e diversos serviços automatizados. O mapa permite a visualização da cidade em camadas, voltadas para temas específicos como aspectos ambientais, de saúde, mobilidade e relacionados ao Plano Diretor da cidade.

“O principal objetivo do GeoFloripa é fazer com que a população encontre dados e serviços geoespaciais em um só lugar, tornando o serviço público ainda mais transparente”, afirmou o prefeito Topázio Neto, que também falou sobre os benefícios da mudança para o executivo municipal. “O novo sistema auxilia também a própria Prefeitura, que irá ganhar mais agilidade na consulta de dados internos”, completa.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2019, visando reunir todos os dados e serviços relacionados ao território da cidade. Agora, a plataforma chega na fase de transição. Entre os dias 16 de setembro e 10 de outubro, serão feitos os últimos ajustes para o lançamento oficial do sistema.

(Portal Imagem da Ilha, 15/09/2022)