12 set Setor de gastronomia de SC tem recuperação acima da média do país
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 09/09/2022)
Após enfrentar os obstáculos como um dos setores mais afetados pela pandemia, empresas de gastronomia de Santa Catarina registram recuperação acima da média nacional. De cada 100 empresas do Estado, 55 já estão trabalhando com lucro enquanto na média brasileira, de cada 100 estabelecimentos, 48 estão lucrando.
É isso que mostra pesquisa da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel SC) realizada entre 24 e 31 de agosto e divulgada nesta sexta-feira. Apesar disso, 20% das empresas ainda estão operando no prejuízo enquanto 25% seguem estáveis, mostrou o levantamento.
A presidente da Abrasel/SC, Juliana Mota, avalia como surpreendente o resultado acima da média nacional. Além disso, a pesquisa apurou que a maioria projeta crescimento maior. Do total de entrevistados, 51% informaram que vão contratar mais pessoas este ano, 46% pretendem manter o quadro de empregados estável e somente 4% programam reduzir.
No grupo de empresas que solicitaram empréstimos, uma parte vem pagando com atraso as parcelas. Conforme a pesquisa, das que recorreram a empréstimos normais no setor financeiro, 19% estão com parcelas em atraso. Entre as que contrataram pelo Pronampe, 15% estão com atrasos.
Dessas que responderam a pesquisa, 89% integram o Simples e, nesse grupo, 29% estão com parcelas atrasadas. Além disso, a metade das endividadas informaram que aderiram ao Relp, um tipo de Refis de longo prazo aprovado pelo Congresso Nacional este ano para empresas do Simples afetadas pela pandemia.
Essa situação mostra que o impacto para atividades que dependiam mais de contato humano foi maior na pandemia e ainda não está totalmente superado para alguns segmentos, apesar de números positivos.
Isso porque segundo pesquisas do IBGE, o setor de serviços do país, no geral, já superou a fase pré-pandemia ainda no mês de maio de 2021.