09 set Adoção da Praça Forte São Luís é formalizada
O feriado de 7 setembro foi marcado pela cerimônia de adoção da Praça Forte São Luís, na Avenida Beira-Mar Norte.
Após anos de imbróglio e incertezas, o espaço finalmente será revitalizado pela empresa Habitasul, por meio de uma Parceria Público-Privada com a Prefeitura de Florianópolis. A adoção ocorre através do programa Adote uma Praça, uma iniciativa da FloripAmanhã, que já revitalizou mais de 100 locais para a comunidade sem a necessidade de investimentos públicos.
O evento contou com a presença de autoridades, como o prefeito Topázio Neto, e de entidades representativas da comunidade catarinense, como a FloripAmanhã. A chuva não atrapalhou a cerimônia, que teve muita música e intervenções artísticas, por conta do projeto Street Art Tour.
“Após vencer muitos percalços, hoje a cidade está de parabéns. Florianópolis não terá simplesmente mais uma praça, mas um ponto turístico que honrará toda a história que aquele espaço já representou”, parabenizou o presidente da FloripAmanhã, Jaime de Souza, em seu discurso.
Ao adotante, esta é uma das retribuições que o Grupo Habitasul oferece a Santa Catarina e a Florianópolis por ser o lugar onde encontraram a oportunidade de desenvolver seus negócios. “Nós sempre procuramos contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social e econômico do Estado e da Capital”, frisou Sérgio Ribas, presidente do Grupo Habitasul.
Para o vice-presidente da FloripAmanhã e coordenador do Revit (Grupo de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente), Salomão Mattos Sobrinho, esse é um marco histórico para a cidade: “Com a assinatura do Termo de Adoção entre a Prefeitura e a Habitual, foi encerrado mais um importante capítulo na história da Praça Forte São Luís. Através dessas parcerias, Florianópolis vai revitalizando seus espaços públicos e criando beleza, arte, segurança e lazer para a população. O momento é histórico, pois estamos falando de um espaço que existe desde os anos de 1700. Nossos agradecimentos vão para todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a viabilização desse empreendimento. Parabéns, Florianópolis!”
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.