06 set Figueira da Praça XV recebe cuidados especiais para garantir saúde e vivacidade ao patrimônio
Um dos principais pontos turísticos do Centro de Florianópolis é a Figueira da Praça XV. Acredita-se que a árvore tenha mais de 150 anos de idade e que foi inicialmente plantada em frente à Catedral. Posteriormente, a Figueira teria sido transplantada para seu atual espaço na Praça XV, tornando-se um ícone do município de Florianópolis. Como todo patrimônio, a Figueira precisa de cuidado e, por isso, desde o começo deste mês a Prefeitura de Florianópolis fiscaliza ações de manejo arbóreo e tratamento fitossanitário da famosa árvore.
A ação está sendo executada por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. No dia 5 de agosto, começou a primeira etapa das ações previstas para o manejo arbóreo e tratamento fitossanitário da figueira centenária da Praça XV de Novembro, no Centro Histórico da Capital.
Até o momento, a empresa Arboran, responsável pelo processo, já executou ações de diagnóstico fitossanitário, incluindo avaliação foliar, análise do solo e diagnóstico visual. Os próximos passos são tomografia, podas, nutrição, tratamento de cavidades, remoção de rochas, avaliação das escoras, cálculos estruturais, dentre outros.
Além disso, a previsão é de que até o final do mês de agosto ou início de setembro seja apresentado um diagnóstico pelos técnicos responsáveis, após a obtenção dos resultados das tomografias da árvore. Esse diagnóstico deve orientar as próximas ações, de forma zelosa e com alto rigor técnico.
O processo não demandou recursos financeiros da Prefeitura que, por meio de seus órgãos competentes, acompanha, autoriza e fiscaliza as ações doadas pela iniciativa privada, contando com a parceria do FloripAmanhã. A previsão é de que as ações mais diretas de tratamento e cuidado sejam concluídas ainda em 2022, seguindo-se pelo monitoramento e cuidados periódicos.
(G1SC, 05/09/2022)