Núcleo da UFSC recebe selo internacional de produção orgânica

Núcleo da UFSC recebe selo internacional de produção orgânica

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia da Fazenda da UFSC, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, recebeu a certificação de produção biodinâmica, o Selo Demeter Internacional para a produção de lã de ovinos e cultivo de hortaliças – produção primária animal e vegetal. Coordenado pelas professoras Patrizia Ana Bricarello e Marilia Carla de Mello Gaia, do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural, o Núcleo de Agroecologia foi o primeiro setor de uma universidade federal brasileira a possuir um selo de produção orgânica.

A certificação representa que o produto é saudável e livre de qualquer agrotóxico ou transgenia. É o reconhecimento de que os produtos (frutas, hortaliças, grãos e lã ovina) do local são produzidos de acordo com os padrões que asseguram a qualidade e idoneidade, segundo critérios e normas de conformidade preestabelecidos pela legislação vigente. Os produtos são cultivados respeitando o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores rurais envolvidos no processo.

A agricultura biodinâmica é uma abordagem regenerativa e holística para a agricultura, jardinagem e produção e processamento de alimentos e produtos agropecuários. Para receber a certificação de produtor orgânico, a unidade produtiva deve estar em conformidade com a Lei dos Orgânicos, com o Regimento Interno, o Manual de Procedimentos, as Diretrizes para o padrão da qualidade orgânico e as normas Demeter do Sistema Participativo de Garantia (SPG) e da Associação de Agricultura Biodinâmica da Região Sul. O sistema se caracteriza pela responsabilidade coletiva dos membros, que podem ser produtores, consumidores, técnicos e demais interessados.

A iniciativa busca estimular entre agricultoras, agricultores e outros interessados, o intercâmbio formal de práticas para a produção biodinâmica e para sistemas de produção orgânica. A importância da certificação para a UFSC, além da garantia da qualidade dos produtos e serviços aos consumidores, está na regulamentação e na formulação de novos processos e tecnologias de produção de grande importância para a manutenção de padrões éticos do movimento orgânico e agroecológico que permeiam a promoção da Saúde Única – saúde humana, animal e ambiental.

(UFSC, 31/08/2022)