Espaços públicos de Florianópolis serão discutidos em Fórum da Floripamanhã

Fórum de Gestão de Espaços Públicos em Florianópolis 2022

Espaços públicos de Florianópolis serão discutidos em Fórum da Floripamanhã

Evento com especialistas e adotantes de praças e espaços públicos vai avaliar e reunir experiências nas parcerias público-privadas.

Adotar, revitalizar e fazer a manutenção de praças e outros espaços públicos já são uma realidade há mais de uma década na capital catarinense. Mas, em que medida estas iniciativas têm dado certo? Por que empresas, Ongs e outras organizações da sociedade civil devem se apropriar e participar da gestão dos espaços públicos? É possível tirar do poder público esse peso orçamentário? Estas e outras questões serão discutidas no Fórum de Gestão de Espaços Públicos de Florianópolis, que acontece na próxima quarta-feira, dia 24. A iniciativa é da FloripAmanhã, que, através do programa Adote uma Praça, já revitalizou mais de 100 locais para a comunidade sem a necessidade de investimentos públicos.

A ação faz parte do calendário comemorativo da entidade, que completou 17 anos no dia 17 de agosto, e contará com a presença do prefeito Topázio Silveira Neto e da superintendente da Floram, Beatriz Kowalski, que irão participar do Painel sobre O desafio da parceria público-privada na revitalização de espaços públicos. Empresários adotantes também participam, contando sobre a experiência prática como gestores de espaços públicos. Estão previstas a participação do CEO da Unimed, Richard Oliveira, para falar da gestão da Academia ao Ar Livre na Beiramar Norte, e também do empresário Waltinho Koerich, do Grupo W/Koerich que vai trazer a experiência como o maior e principal adotante de espaços da cidade. Participam ainda do painel de cases os representantes das Ongs Asas, AmaPraça e Parque da Luz. A programação encerra no painel sobre Espaço urbano e público, planejamento para uso inclusivo e integrado, com o urbanista Cassio Taniguchi e o oficial sênior Internacional do ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul, Alain Grimard.

O evento terá ainda a participação internacional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), agência da Organização das Nações Unidas para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos.

“A ideia é comemorar o aniversário da FloripAmanhã evidenciando boas práticas, como a adoção de praças em Florianópolis. Além de conhecer o testemunho de adotantes bem-sucedidos, vamos apresentar o plano municipal para as praças”, revela Salomão Mattos Sobrinho, vice-presidente da FloripAmanhã e coordenador do REVIT – Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente.

A participação é gratuita, mas uma inscrição deve ser feita previamente no link https://bit.ly/forum-gepf.

Adote uma Praça

O programa foi lançado em 2007 através da união de esforços da iniciativa privada e da Prefeitura, com a participação também de outras associações representando a comunidade. O projeto tem como propósito resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores. Dos cerca de 200 espaços públicos existentes em Florianópolis, 50% foram adotados através do programa, representando economia para o poder público e benefícios para a população. Dentre as praças revitalizadas estão a Praça Celso Ramos, a Praça XV de Novembro, o Largo da Alfândega, entre muitas outras.

 

Serviço:

O que: Fórum de Gestão de Espaços Públicos de Florianópolis

Quando: dia 24/08 (quarta-feira)

Horário: das 14h às 17h

Local: Senac Prainha (R. Silva Jardim, 360 – Centro, Florianópolis)

Inscrições: O tempo para as inscrições prévias está esgotado, mas você ainda pode participar,
basta comparecer ao Senac da Prainha e fazer sua inscrição no local.

 

Programação 

ABERTURA – 14h00

Jaime de Souza – Presidente da FloripAmanhã

Topázio Silveira Neto – Prefeito de Florianópolis

Salomão Mattos Sobrinho – Vice-Presidente FloripAmanhã e Coord. REVIT

Beatriz Kowalski – Superintendente da Floram

PAINEL 1 – 14h15 – O DESAFIO DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS

Salomão Mattos Sobrinho – Vice-Presidente FloripAmanhã e Coord. REVIT

Beatriz Kowalski – Superintendente da Floram

Topázio Silveira Neto – Prefeito de Florianópolis

PAINEL 2 – 15h00 – A EXPERIÊNCIA PRÁTICA DOS ADOTANTES E GESTORES DE ESPAÇOS PÚBLICOS

Waltinho Koerich/WOA – Know how de administração da manutenção das praças adotadas

Fernando Moraes / AMAPRAÇA – Case Praça Celso Ramos

Juliana Cunha /ASAS- Case Canasvieiras

Humberto Olsen/ Parque da Luz – Experiência da gestão compartilhada

Richard Oliveira/UNIMED – Case Academia Beiramar Norte

PAINEL 3 – 16h00 – ESPAÇO URBANO E PÚBLICO, PLANEJAMENTO PARA USO INCLUSIVO E INTEGRADO

Palestra com o urbanista Cassio Taniguchi e Alain Grimard – oficial sênior Internacional do ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul

ENCERRAMENTO – 17h00



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.