16 ago Festival Gastronômico Santo Sabor começa em Santo Amaro da Imperatriz
“Único evento gastronômico de Santa Catarina, ouso arriscar, do Brasil, que valoriza 100% dos fornecedores locais”. Assim, Rodrigo Ferreira, criador do Santo Sabor, iniciou seu discurso de lançamento oficial da 5ª edição do Festival Santo Sabor.
O Festival Santo Sabor, que iniciou em 2017 com a participação de três restaurantes, este ano contará com 19 empresas de vários nichos da gastronomia local. Para Christine Schirmer, sócia do Barè Sushi, que está presente no evento pela quarta edição, comenta, “o festival, para o Barè, trouxe visibilidade, novos contatos, amizades, parcerias e isso gradativamente ao longo dos anos”. Para o proprietário da cervejaria Badenia, Oliver Boje, que participa desde a primeira edição, o evento já está estabelecido na cidade e chama a atenção em toda a região da Grande Florianópolis, “por isso claramente a Badenia vai continuar a participar porque nós acreditamos no sucesso deste evento”, conclui Oliver.
Este ano o evento acontece de 15 a 30 de agosto, num formato diferente dos anos anteriores. Os restaurantes participantes, ao invés de criarem um prato especial para o festival, darão um desconto a partir de 10% em um prato do seu próprio cardápio. Ferreira, em seu discurso, completa que “desta forma torna um atrativo maior para o público que estará motivado a conhecer todos os estabelecimentos participantes”.
Além de ajudar a fortalecer a economia local, o Santo Sabor tem o objetivo de, com regras pré-estabelecidas, entregar um selo de qualidade aos estabelecimentos e produtos. “Para 2023 pretendemos já ter a via gastronômica, além dos empreendimentos mais engajados. Toda essa evolução vai conduzir a entrega de um selo da gastronomia, selo de qualidade que vai seguir regras específicas, construídas juntamente com todos os envolvidos do setor, além de autoridades, promovendo uma visibilidade positiva para o setor da cidade”, conclui o criador do festival.
Conheça os participantes do Festival Santo Sabor em 2022 – clique aqui.
(Observatório da Gastronomia, 15/08/2022)