Edição especial do Observatório da Cidadania traz visões da sociedade civil sobre segurança pública

Edição especial do Observatório da Cidadania traz visões da sociedade civil sobre segurança pública

Resultado de um ciclo de debates, trabalho editado pelo Ibase será lançado durante I Conferência Nacional de Segurança Pública, entre 27 e 30 de agosto, em Brasília.

Oferecer “enfoque mais amplo” na abordagem do tema da segurança é a proposta da publicação “Diálogos sobre violência e segurança pública – Razões e urgências”, do Observatório da Cidadania, que será lançada durante a I Conferência Nacional de Segurança Pública (organizada pelo Ministério da Justiça e que deverá reunir 3 mil participantes de todo o país), entre 27 e 30 de agosto, em Brasília.

Com 63 páginas, a publicação, editada pelo Ibase, traz seis artigos de especialistas em segurança pública, além de entrevista com José Junior, coordenador executivo do Grupo Cultural AfroReggae, do Rio de Janeiro.

Os textos ressaltam a importância de ampliar o debate sobre segurança para toda a sociedade, além de chamarem a atenção para problemas como o elevado índice de homicídios no Brasil (em especial entre jovens negros) e a violência contra as mulheres (particularmente em Pernambuco).

O trabalho é fruto de uma série de encontros realizados em 2007 e 2008 entre organizações integrantes do Observatório da Cidadania, como o Ibase, Cfemea, CESeC, Criola e Inesc. O Observatório é o capítulo brasileiro da iniciativa mundial Social Watch, que desde 1995 monitora e avalia o cumprimento de metas sociais assumidas pelos governos de mais de 60 países.

Confira o resumo dos artigos da publicação.

Faça do download da publicação na íntegra.

(Portal IBase, 05/11/2009)