17 mar FloripAmanhã promove evento inédito no aniversário da Capital
A ONG FloripAmanhã vai promover a partir do feriado de 23 de março um evento inédito para comemorar o aniversário de Florianópolis. Instalado no Largo da Alfândega, o Espaço Viva Bem Floripa terá acesso gratuito para que a população conheça de perto uma série de projetos inovadores relacionados à cidade, como a Calçada Digital, o Sapiens Parque e o projeto de Museu Digital. O Espaço também será palco para exposições, oficinas e o lançamento da grife Viva Bem Floripa, e vai funcionar até o dia 31, das 10 às 20 horas.
A exposição “Homem e Biosfera” vai apresentar o programa MAB, destacando a importância das Reservas de Biosfera em relação às cidades. Em Florianópolis, o maior desafio no contexto de Biosfera Urbana é conciliar a máxima qualidade da natureza, da cultura e das condições sociais. Outra ação de vanguarda realizada no Espaço Viva Bem Floripa é a Oficina de Desenho Urbano. Com o desafio de lançar as raízes para projetos inovadores, integrados e em sintonia com o Plano Diretor, a Oficina vai mobilizar representantes das principais entidades envolvidas com arquitetura e planejamento urbano, como o Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade da UFSC, IAB, ASBEA, IPUF e Escritório Marchetti + Bonetti.
Na área de inovação, o Espaço Viva Bem Floripa terá uma exposição do projeto Calçada Digital, da Câmara de Dirigentes Lojistas. Para divulgar este serviço da CDL, que disponibiliza acesso à internet sem cabo para associados de cinco bairros da Capital, a CDL vai manter o sinal de internet (wireless) aberto no Largo da Alfândega durante todo o funcionamento do evento. Completam o rol tecnológico de atrações as demonstrações de alta tecnologia do Sapiens Parque e o pré-lançamento do Museu Digital, projeto de Ricardo Mucci que contempla a exibição virtual de Florianópolis em três dimensões: da terra, do ar e do mar.
Na área cultural, o Espaço Viva Bem Floripa terá saraus musicais no piano-bar, ateliê para produção de uma obra coletiva (sob a coordenação da artista e pedagoga Marilda Moro Zamboni), exposição de fotos do acervo da Casa da Memória – com imagens vencedoras de edições anteriores da Maratona Fotográfica de Florianópolis -, oficinas de artes com apoio da Fundação Franklin Cascaes; demonstrações digitais do acervo do Museu de Arte de Santa Catarina; e a premiação dos vencedores do concurso de redação e desenho Viva Bem Floripa, que está mobilizando 24 mil alunos da rede municipal de ensino, além de cidadãos que freqüentam ONGs e a Educação de Jovens e Adultos.
Outra novidade ligada aos 281 anos de Florianópolis é o lançamento da grife Viva Bem Floripa. Já na estréia, a marca terá artigos de papelaria produzidos pela Cooperativa Social de Pais e Amigos de Portadores de Deficiências, vinculada à APAE, e roupas criadas por alunos da Udesc. Com orientação da professora Maria Izabel Costa, foram selecionadas peças criadas por Fabio Brodbeck, do curso de Design Industrial, e Andressa Schneider Alves, da Faculdade de Moda. “Em relação às camisetas, que são o mais tradicional souvenir, meu foco foram peças com classe, que não tenham um apelo meramente promocional”, explica Fabio, que freqüenta a terceira fase.
“As cidades criativas e inteligentes têm mais condições de garantir bem-estar social aos cidadãos e turistas que as visitam. Florianópolis tem um ambiente favorável para ser uma cidade inteligente porque sua vocação está ligada às atividades produtivas que mais crescem no mundo, que são o turismo e a tecnologia. Mas otimizar esse DNA ainda depende de uma cultura de cooperação entre poder público, empresas e lideranças comunitárias, e é isso que queremos estimular com este evento”, enfatiza Anita Pires, que estará recebendo convidados e autoridades, na noite de 22 de março, para a solenidade de abertura do Espaço Viva Bem Floripa.