16 mar Ilha: modelo para a Unesco
Da coluna de Estela Benetti (DC, 16/03/2007).
A Ilha de Santa Catarina, que integra a maior parte de Florianópolis, foi escolhida pela Unesco para ser reserva da biosfera urbana modelo por ser uma das únicas cidades que podem compor um mosaico, isto é, intercalar áreas de preservação e ocupação ordenada com desenvolvimento.
Para atingir esse objetivo, é preciso que todos os habitantes, investidores e gestores públicos se conscientizem da necessidade da preservação da natureza. Esse alerta foi feito ontem, na Capital, pelo presidente da Rede de Comitês de Reservas da Biosfera Ibero-Americanas na Unesco, Sergio Guevara, e também pelo presidente da Fundação Cepa – Projeto da Reserva da Biosfera Urbana da Ilha de SC, Rubem Pesci.
A busca dessa diferenciação conta com o apoio do grupo Habitasul/Jurerê Internacional, que trouxe exposição sobre Reservas de Biosfera Urbana, e da prefeitura de Florianópolis, através do Instituto do Planejamento Urbano (Ipuf). Andréa Drucker, diretora da Habitasul, informa que professores também estão sendo envolvidos na divulgação da idéia.
Se Florianópolis realmente levar adiante a proposta, poderá conseguir, entre outros diferenciais, financiamentos internacionais para infra-estrutura. Hoje, às 15h30min, acontece seminário na UFSC sobre o tema.