Justiça Federal abre seleção para Câmara de Proteção da Lagoa da Conceição

Justiça Federal abre seleção para Câmara de Proteção da Lagoa da Conceição

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 04/07/2022)

A Justiça Federal vai receber inscrições, entre 7 a 14 de julho, de representantes da sociedade civil para a Câmara Judicial de Proteção da Lagoa da Conceição, instituída por conta de uma ação civil pública do Ministério Público Federal.

A função da Câmara é colaborar com o Judiciário na adoção de medidas estruturais necessárias à manutenção da integridade ecológica da Lagoa da Conceição, “por meio de uma governança com responsabilidade ambiental”.

A Câmara Judicial poderá responder perguntas da Vara Ambiental, inclusive com a elaboração de relatórios, e propor critérios técnicos e programas de ações de prevenção e recuperação do ecossistema da Lagoa, respeitando delimitações de competência e atribuições legais de seus membros.

O regimento interno da Câmara foi homologado em audiência de conciliação realizada pela 6ª Vara Federal de Florianópolis (Vara Federal Ambiental) em 22 de abril e prevê a convocação de reuniões com periodicidade não superior a 60 dias.

Serão selecionados representantes, com mandato de um ano, para as seguintes vagas:

– 1 entidade representante de moradores;

– 1 entidade representante de pescadores;

– 1 entidade de defesa do meio ambiente;

– 1 entidade representante de populações tradicionais;

– 1 entidade representante do segmento empresarial local.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas das 00h00 de 7/7/2022 às 00h00 de 14/7/2022, por e-mail para scflp06dir@jfsc.jus.br, enviando o formulário de inscrição disponível na página da JFSC na Internet (www.jfsc.jus.br).