Floripa Film Commission quer atrair mais produções audiovisuais

Floripa Film Commission quer atrair mais produções audiovisuais

Florianópolis vive um momento de expansão do audiovisual. Além disso, a Capital de Santa Catarina tem obtido cada vez mais expressão no mercado nacional e recebido algumas produções internacionais. Nos últimos anos, filmes, realities shows e animações regionais ganharam visibilidade por meio das principais plataformas de streaming.

Em 2018, para aumentar a produção de filmes, séries, documentários e produções de publicidade gravadas em Florianópolis, o Floripa Convention, o Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina e o Sindicato dos Trabalhadores do Cinema e do Audiovisual de Santa Catarina se uniram para criar a Floripa Film Commission. A organização contava com o apoio da Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Em 2021, a Prefeitura de Florianópolis assumiu a gestão da Film Commission.

A organização busca captar produções audiovisuais para a região, o que gera benefícios econômicos e estimula o mercado audiovisual. Além de estimular a captação de produções, a Film Commission oferece serviços para dar apoio às equipes que vão realizar filmagens na Capital, como auxílio nas liberações junto aos órgãos municipais, estaduais e federais.

As ações promovidas estimulam que o município seja visto como um destino competitivo para as produções audiovisuais, seja pelas possibilidades de locação, infraestrutura cinematográfica, logística, plano de incentivo e quantidade de profissionais capacitados. De acordo com o Superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius de Luca, o projeto estimula a economia criativa:

— A Floripa Film Commission é fundamental para a cidade. Profissionalizarmos o processo de captação de produções e desburocratizar a obtenção de licenças são fatores básicos para nos tornarmos mais competitivos. A economia criativa é ampla e tem muito a ver com nosso DNA. Isso envolve as artes, a gastronomia, o design, o artesanato, os games, a música e audiovisual, entre outros. Com isso, a cidade tem respirado ares cosmopolitas, e as trocas entre tradição e contemporaneidade estão cada vez mais frequentes —, afirma.

Florianópolis no mapa mundial
De Luca destaca que, por meio da Floripa Film Commission, órgãos públicos, organizações privadas, profissionais e instituições de ensino se conectam e fortalecem uma sinergia com o mercado audiovisual. Entre os principais objetivos da organização, está facilitar a atividade cinematográfica, para que Florianópolis esteja no mapa das principais produções audiovisuais.

Os impactos deste fortalecimento vão desde o estímulo ao turismo, até a geração de emprego e renda, já que a cidade possui infraestrutura e logística para receber e atender grandes equipes que atuam em produções audiovisuais.

Com o aparecimento de imagens de Florianópolis e região em mais filmes, documentários, séries, materiais publicitários, entre outros formatos, os pontos turísticos da cidade também ganham destaque. Esta divulgação estimula o turismo e promove a cultura local. Vinicius de Luca destaca que este é um passo a mais para profissionalizar a região em produções audiovisuais.

— Quanto mais produções são feitas aqui, mais profissionalizamos o setor, geramos movimentação econômica, e consequentemente, oportunidades de trabalho e renda à população — ressalta.

Vinicius comenta que o decreto que formaliza a Floripa Film Comission na estrutura da Secretaria de Turismo da Prefeitura já foi criado. Com isso, os próximos passos são: aperfeiçoar regras para autorizações de filmagens em espaços públicos; elaborar um catálogo com informações de locação e profissionais na cidade; sensibilizar gestores públicos e entidades privadas sobre a importância do turismo cinematográfico; e, por fim, a elaboração de um branding para a organização.

— Além disso, para que possamos nos tornar mais ativos na captação de produções audiovisuais, vamos desenvolver na sequência um plano de promoção da cidade como destino cinematográfico – com participação em eventos do setor e a busca de produtores para conhecerem nossos locais e profissionais. —, comenta o superintendente de turismo.

(G1SC, 23/05/2022)