10 jun Zena Becker fala sobre sua trajetória na FloripAmanhã e seus novos passos junto à Prefeitura de Florianópolis
É impossível falar sobre o futuro de Florianópolis sem mencionar a presidente do Conselho Consultivo da Associação FloripAmanhã, Zena Becker. A empresária sempre se preocupou com o futuro da Capital e desenvolveu diferentes ações para melhorar a mobilidade, a infraestrutura e o saneamento básico da cidade, sem esquecer a inclusão social.
Agora, mesmo com a sua mudança para coordenar projetos especiais e relações com a sociedade civil na Prefeitura de Florianópolis, Zena garante que seu trabalho não mudará de foco. “Vou continuar fazendo o que sempre fiz, trabalhar pela cidade como um todo e, principalmente, trabalhar para deixar a cidade com maior qualidade de vida possível”.
A empresária, além de já ter presidido a FloripAmanhã, também representa a associação no Floripa Sustentável como coordenadora do movimento – que congrega 45 entidades e cerca de 50 empresas e atua junto ao poder público – Legislativo, Executivo e Judiciário – unindo todos para o desenvolvimento da cidade.
A FloripAmanhã entrevistou Zena Becker para saber como foi sua trajetória até aqui e quais serão seus próximos passos. Confira:
1- Por que a senhora decidiu liderar estes projetos?
R: Porque eu acredito que uma cidade só pode crescer e ter desenvolvimento quando todos os setores se unem. E eu sempre fui muito preocupada com a cidade como um todo. Sinto que essa é minha missão. Vim ao mundo para ajudar e tentar melhorar a vida das pessoas. Quero ajudar a cidade a pensar de forma inclusiva e inovadora, gerando novas oportunidades para todos.
2- Dos anos à frente da FloripAmanhã e do Floripa Sustentável, qual o maior ensinamento que a senhora leva?
R: O maior ensinamento é a possibilidade de integrar uma cidade para que ela se torne realmente uma cidade sustentável e inclusiva.
3- Qual conquista, ao longo deste período, a senhora destacaria?
R: Uma conquista? Nossa, foram tantas! Na integração com o poder público e com a sociedade civil, conseguimos atuar principalmente em cima do Plano Diretor. Mas foram muitas conquistas e eu não destacaria nenhuma, até para não ser injusta nas respostas.
4- E quais as pautas a senhora acredita que são as prioritárias para a sequência do Movimento?
R: Em primeiro lugar, o Plano Diretor. Em segundo lugar, trabalhar mais na área social. Nós precisamos fazer com que a cidade seja uma só e que tenha condições de igualdade para todas as pessoas, respeitando seus limites e o seu momento.
5- Como vai ser a participação da FloripAmanhã no Floripa Sustentável (FS) após a sua saída para a PMF?
R: Bom, essa é uma discussão que ainda vai ser definida, para ver se a FloripAmanhã continua como coordenadora do FS ou se outra entidade deverá assumir a coordenação. Mesmo vindo para a prefeitura, eu continuo fazendo exatamente a mesma coisa, que é a articulação e a conexão entre todo o ecossistema. Então, isso não vai sofrer alteração. Continuarei representando a FloripAmanhã, afinal de contas sou da Associação.
6- Algumas pessoas ainda confundem a FloripAmanhã com o Floripa Sustentável. Qual é a diferença?
R: A FloripAmanhã é uma organização não governamental que tem entidade jurídica e que trabalha o desenvolvimento sustentável também. O Movimento Floripa Sustentável, que tem a mesma visão de desenvolvimento sustentável, é um movimento que congrega 45 entidades e em torno de 50 empresas e atua junto ao poder público – Legislativo, Executivo e Judiciário. Essa é a diferença. A FloripAmanhã também trabalha a articulação, mas o Floripa Sustentável une todas as pontas para o desenvolvimento da cidade.
7- Qual é o maior desafio que a cidade enfrenta neste momento?
R: A falta de um Plano Diretor, de regras. Falta algo que diga para onde vai, como vai e como vai chegar lá. E o Plano Diretor vai definir tudo isso. Não tem outra forma. Não se trabalha desenvolvimento sem ter regras, e o Plano Diretor com certeza irá ditá-las.
8- Qual é a sua principal missão agora, na prefeitura?
R: A minha principal missão aqui na prefeitura é continuar fazendo o que sempre fiz: trabalhar pela cidade como um todo e, principalmente, criar mais ações para deixar Floripa uma cidade com a maior qualidade de vida possível.
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.