10 jun Revitalização da Praça Tancredo Neves está na mira do REVIT
O Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente (REVIT), coordenado pela Associação FloripAmanhã, está em busca de novas parcerias e apresentará em breve uma proposta para iniciar o processo de melhoria na Praça Tancredo Neves.
Dentre tantos projetos na lista de prioridades do grupo para 2022, está a revitalização da Praça Tancredo Neves, no centro de Florianópolis. Por ser a primeira meta de aproximação da FloripAmanhã com o Poder Judiciário de Santa Catarina, houve um encontro na última sexta-feira entre o presidente da Associação, Jaime de Souza, e o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, e a desembargadora Haidée Denise Grin, que possibilitou o REVIT dar novos passos.
Segundo o vice-presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho, uma nova reunião será agendada em breve para apresentar a proposta que dará sequência a um projeto já existente. “Há muitos anos, um arquiteto ganhou o concurso de revitalização da Praça Tancredo Neves e um dos seus planos era construir um estacionamento subterrâneo. Pode soar estranho de início, mas eu fui pessoalmente a Lisboa, em Portugal, e é uma solução muito utilizada por lá e que funciona perfeitamente”, explica Salomão. “Muitas pessoas não sabem, mas se esse projeto seguir em frente, essa será a segunda praça com estacionamento subterrâneo em Florianópolis. A primeira está localizada na Rua Felipe Schmidt, a Praça 7 de setembro”, ressalta o vice-presidente da FloripAmanhã.
A FloripAmanhã seguirá buscando parcerias com outros atores interessados na revitalização da Praça e a criação de estacionamento subterrâneo no local, incluindo os poderes sediados na área, como o próprio TJSC, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas do Estado, além da Prefeitura Municipal e representantes da iniciativa privada, como o Hospital Baía Sul, localizado nas imediações.
O presidente da Associação, Jaime de Souza, reforça que a “FloripAmanhã tem um histórico de atuação em grupo, com conhecimento para criar processos cooperativos sinérgicos entre o poder público e a sociedade civil, que pode ser muito útil para finalmente conseguirmos revitalizar a Praça Tancredo Neves”.
Nesta semana o REVIT tem um encontro marcado para organizar o Fórum de Gestão de Espaços Públicos, que acontecerá nos próximos meses para debater com entes públicos, privados e sociedade civil novas formas de aperfeiçoar as praças de Florianópolis, a fim de que a população desfrute dos espaços públicos e os torne mais seguros e atraentes para a sociedade. “Enquanto aguardamos os resultados dos editais das praças Forte São Luiz e da Criança, vamos trabalhando em outras pautas, para transformar Floripa em uma cidade cada vez melhor”, conclui Salomão.
O Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente é formado pelos sócios da FloripAmanhã, membros da sociedade civil e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.