07 jun Trapiches, decks e passarelas devolvem qualidade de vida na capital
Município com belezas naturais como praias, trilhas e parques, o acesso a um visual diferenciado, na maior parte das vezes, não ocorre de carro. Com o passar do tempo, maresia, ressaca e chuvas, as estruturas podem ficar comprometidas – e afetar a vida de quem precisa passar por uma ponte para chegar à residência ou para um passeio com mais segurança.
Pensando nisso, de junho de 2019 a abril deste ano, foram realizados serviços de ampliação, reforma, revitalização e construção em mais de 160 estruturas como trapiches, decks e passarelas em Florianópolis. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura providencia no momento a renovação do contrato para poder atender às novas demandas. Entre os destaques, estão as construções no Norte da Ilha de dois decks: um localizado na rua José Daux , em Canasvieiras, em janeiro deste ano, além de outro na Rua das Gaivotas, no bairro Ingleses.
No mês de abril, o foco foi a construção de uma passarela de deck para pedestres no Ribeirão da Ilha, sul da capital. Os moradores e visitantes podem contemplar o fim de tarde após comer frutos do mar ou outras delícias gastronômicas disponíveis na região.
Em março, o calendário foi amplo: contou com reformas dos decks de Coqueiros, Praia do Itaguaçu e Bom Abrigo. Além disso, a prefeitura investiu no acesso à Praia do Campeche, manutenção do deck da Rua das Gaivotas, nos Ingleses e na construção de deck escada no mesmo bairro.
O mês de fevereiro, que ainda é de grande movimentação turística na capital catarinense, foi de construção de novos decks no acesso do Parque Horto, no Itacorubi, além de estruturas semelhantes na Rua das Gaivotas, Morro do Mocotó e Jurerê Internacional. O período também foi de reformas nos decks de acesso à Praia do Campeche e de recuperação nos postos Salva Vidas da Solidão, Armação e Matadeiro. Com a temporada de verão em pleno andamento, quem fica de olho e cuida dos banhistas também merece condições dignas de trabalho e um local apropriado para passar o dia e manter as atividades.
Entre dezembro e janeiro, o bairro Jurerê Internacional foi o que mais contou com obras de manutenção, realizadas nos decks próximos ao 300 Beach Club, Ammo, Donna, P12, Jurerê Beach Village e da Avenida dos Búzios. Outros bairros contaram com construções, com decks na Armação do Pântano do Sul e Canasvieiras, nas ruas José Daux, Antonio Prudente De Morais e Milton Leite. Além disso, a Vargem Pequena ganhou um guarda corpo e a praça Pequeno Príncipe, no Campeche, teve reforma finalizada durante essa época do verão.
Orla de Coqueiros vai passar por revitalização
Após finalização das obras de reformas e construções de decks, a Prefeitura vai revitalizar um dos cartões postais de quem visita a capital catarinense – a Orla de Coqueiros. As praias do Riso, da Saudade e do Meio vão ganhar a maior infraestrutura de lazer da história do município, de acordo com a prefeitura. A ordem de serviço para início das obras ocorreu em 18 de maio, com investimento de R$ 7 milhões.
Os novos decks devem atrair visitantes com guarda-corpo metálico e escadas para acesso à praia. Ainda, foram pensados para não causar transtornos em dias de maré alta. Eles serão complementares, pois os decks com pergolados que existem atualmente nas praias do Riso e do Meio devem ser mantidos.
As calçadas de passeio também serão revitalizadas, com instalação de bancos de madeira e trabalhos de paisagismo. Está previsto o plantio de grama e árvores ornamentais, para trazer um diferencial ainda maior na qualidade da estrutura pública dos moradores da capital.
Tapera tem como novidade infraestrutura de lazer à beira-mar
Em março, foi a vez do Bairro Tapera, no Sul da Ilha, contar com a entrega de trabalhos de revitalização. A Rua da Praia passa a contar com deck e passarela com guarda-copo de acesso e orla, embelezando o local para quem passa de carro ou a pé. Playground e academia de ginástica também atraem os moradores e visitantes. Bicicletário e nova iluminação pública com rede elétrica toda subterrânea também estão entre os destaques. A prefeitura elabora agora o projeto de estudos ambientais para alargamento da faixa de areia, obra orçada em cerca de R$8 milhões.
(G1SC, 30/05/2022)