Pesquisa levanta avaliações da comunidade universitária sobre mudanças no trânsito no campus da Trindade

Pesquisa levanta avaliações da comunidade universitária sobre mudanças no trânsito no campus da Trindade

O Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) da UFSC lançou um questionário para conhecer as opiniões da comunidade universitária sobre as alterações efetivadas a partir do último 25 de abril no trânsito do Campus Reitor João David Ferreira Lima, localizado na Trindade, em Florianópolis. As reconfigurações das vias são reflexo de uma parceria entre a UFSC e a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano (SMPU) da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Dentre as intervenções realizadas estão a nova sinalização viária, alterações que impactaram sobre o transporte público, infraestrutura cicloviária e circulação de pedestres.

A pesquisa pode ser acessada por meio do link bit.ly/transitoUFSC. O objetivo é avaliar a percepção da comunidade acadêmica ante as diversas alterações. Segundo o DPAE, o questionário embasará as análises técnicas e a elaboração de um projeto urbanístico definitivo.

Implantação em fases

As alterações de trânsito na UFSC ocorrem em três fases. A primeira, considerada uma Fase Experimental, começou no dia 25 de abril e já dura pouco mais de um mês. De acordo com o DPAE, após esse primeiro período de implantação, haverá uma avaliação da UFSC e PMF, para discutir em conjunto o que deu certo e o que precisa ser melhorado. A segunda etapa será de implementação de melhorias elencadas, e a terceira, de consolidação da operação em caso de sucesso da fase experimental.

(UFSC, 26/05/2022)